Ibaneis manda criar plano para “eventos críticos de qualidade do ar”
Qualidade do ar registrou classificação “péssima” até as 3h desta 2ª feira. Depois, índice manteve resultado como “muito ruim”
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou, nesta segunda-feira (26/8), a criação de um grupo de trabalho que vai elaborar o plano de ação para “eventos críticos de qualidade do ar”. A equipe será formalizada em decreto previsto para ser publicado nas próximas horas.
A decisão se deu após reunião com assessores, convocada para debater as ações do governo em razão da fumaça que cobre o Distrito Federal desde domingo (25/8). O cenário resulta de incêndios em vegetações somados às características da época de estiagem na capital do país, que passa dos 125 dias de duração.
O Distrito Federal se encontra em estado de emergência ambiental até novembro, de acordo com decreto publicado em abril último.
O Índice da Qualidade do Ar (IQA) aferido em torres do Instituto Brasília Ambiental, no Fercal, demonstrou que o resultado na capital do país ficou acima de 200, o que é considerado “péssimo”, das 19h de domingo (25/8) até as 3h desta segunda-feira (26/8).
Os dados mais recentes indicam ter havido leve melhora, mas a qualidade do ar continua preocupante, e a classificação segue como “muito ruim”.
O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Rôney Nemer, argumentou que esta é a primeira vez que Brasília fica encoberta por uma névoa como a vista nas últimas horas. “Essa fumaça no céu não é daqui. Temos um grupo que estuda todos esses acontecimentos na qualidade do ar e, como isso é inédito [do índice em nível ‘péssimo’], vamos criar um plano de ação para que, caso aconteça novamente, nós saibamos agir”, afirmou.
A previsão do Governo do Distrito Federal (GDF) é de que a fumaça continue a cobrir o céu da capital federal até esta terça (27/8) e que a situação se normalizará até quinta-feira (29/8).
O governador Ibaneis se pronunciou sobre a situação no Distrito Federal por meio de postagem nas mídias sociais, nesse domingo (25/8). “Estamos em um período de seca e calor no DF, o que aumenta o risco de incêndios. Nossa equipe está preparada para agir rapidamente, mas a colaboração da população é essencial. Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente”, escreveu.
“Se avistar qualquer sinal de incêndio, denuncie imediatamente: ligue 193 para acionar o Corpo de Bombeiros ou envie uma mensagem para o WhatsApp exclusivo do Instituto Brasília Ambiental, no 61 992-247-202, destinado a receber denúncias de incêndios em unidades de conservação”, completou Ibaneis.
A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), alertou à população sobre os cuidados necessários neste momento. “Peço a colaboração tanto no sentido de prevenção, porque os incêndios sempre começam por ação humana, quanto no sentido de cuidado com a saúde, para manter a hidratação e seguir as demais orientações médicas”, afirmou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), coronel Sandro Gomes, também solicitou o apoio dos brasilienses.
“Pedimos à população que não faça qualquer tipo de queimada, porque isso fará mal para ela mesma e para toda a sociedade. No último domingo, contabilizamos 93 chamados; no último sábado, foram 100. Essa é uma média esperada. Mas solicitamos que o cidadão abra um chamado se tiver certeza de que se trata de incêndio”, destacou.
Mais cedo, o GDF anunciou a suspensão das aulas nos 12 centros olímpicos e paralímpicos da capital federal, em razão da piora da qualidade do ar.