Ibaneis entra com nova representação contra Grass por propaganda na TV
No documento, Ibaneis pede ao TRE-DF que seja retirada do ar uma propaganda eleitoral do adversário que o acusa de mentira e corrupção. Veja
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal e candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB), entrou com nova representação contra o candidato ao Palácio do Buriti Leandro Grass (PV), nesse domingo (4/9). Ibaneis pede ao Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) que seja retirada do ar uma propaganda eleitoral do adversário que o acusa de mentira e corrupção.
No conteúdo veiculado na televisão, Grass aparece conversando com um cidadão que pergunta onde encontra “um governador que mente e nem sente”. O candidato do PV então responde: “No Palácio do Buriti”.
Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022
Ibaneis argumenta que a propaganda é caluniosa e difamatória. A defesa do governador pontua ainda que a propaganda utiliza montagem, prática vedada pela legislação eleitoral, e vincula imagem do chefe do Executivo local a suposta notícia de prática de corrupção.
Veja imagem:
“Conforme as razões adiante expostas, a propaganda negativa e irregular ora impugnada merece reprimenda por esta Justiça Eleitoral, pois utiliza-se de montagens, e implica grave perpetuação de desinformação em relação ao ora representante, com potencial de grave desequilíbrio do pleito e indevida indução do eleitor”, argumenta o advogado de Ibaneis, Bruno Rangel.
Assim, a defesa de Ibaneis Rocha requer a concessão de tutela de urgência para que se determine que Leandro Grass abstenha-se de veicular novamente qualquer propaganda com a grave imputação de corrupção, mentira e indiferença com as mortes de cidadãos do DF, sob pena de multa de R$ 50 mil.
Confira a propaganda completa:
Em nota, a assessoria de Leandro Grass informou que a coordenação jurídica tomou conhecimento da notícia-crime há pouco e fará a defesa em juízo.
Outra representação
O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) deferiu, nesse sábado (3/9), uma liminar que proíbe Leandro Grass de veicular propaganda eleitoral, por meio televisivo, na qual refere-se ao candidato Ibaneis Rocha como “governo corrupto”.
A representação foi publicada em caráter de tutela de urgência e requisita que haja imediata adequação da propaganda eleitoral, no prazo máximo de 24h, sob pena de serem tomadas medidas de remoção ou proibição de nova divulgação.
O pedido, ajuizado por Ibaneis, é contra a propaganda televisiva em que Leandro Grass profere as seguintes palavras: “(…) Não é um passo grande demais. É um passo necessário. Porque a gente não aguenta mais esse governo incompetente, corrupto e que não se preocupa com as pessoas. Eu me preocupo (…)”.
Na decisão, o juiz auxiliar Demetrius Gomes Cavalcanti ponderou que os direitos de opinar e de criticar estão ultrapassando a mera liberdade de expressão, ao se afirmar que “o governo é corrupto”, quando, contra este, não há qualquer condenação comprovada ou descrita.