Ibaneis é eleito presidente do Consórcio Brasil Central, que reúne DF e 6 estados
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assumirá a liderança do BrC no lugar do governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM)
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi eleito presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), que reúne sete governos estaduais do país. A eleição ocorreu de forma virtual, na última segunda-feira (25/1).
Ibaneis assumirá a presidência do BrC, em sucessão ao governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM). O mandato é de um ano.
O BrC tem participação dos governadores do DF, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. A agência de fomento foi criada em 2015 com objetivo de estimular o desenvolvimento e o progresso das unidades da Federação.
“Vamos trabalhar unidos para encontrar soluções para todos”, disse Ibaneis durante a sessão.
Parcerias
No encontro virtual, o embaixador da Índia no Brasil, Suresh K. Reddy, formalizou parceria com o consórcio em quatro áreas de cooperação: empresas, Brasil digital, saúde e agronegócio. Há expectativa de que os governadores visitem o país asiático no segundo semestre de 2020.
De acordo com o BrC, o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, apresentou proposta de cooperação entre o grupo e a instituição financeira. As linhas de crédito no valor de R$ 1 bilhão seriam divididas entre os programas BRB Desenvolvimento, BRB Investimento, BNDES e Plano Empresário e Agronegócio.