Após lei federal, Ibaneis reduz ICMS de combustíveis: “Dará prejuízo”
O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial, neste sábado (2/7), e pode resultar na queda do preço da gasolina nos postos
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis no Distrito Federal. Agora, a alíquota é de 18%.
A mudança – que deve impactar na redução do preço da gasolina nas bombas – foi publicada em edição extra do Diário Oficial, neste sábado (2/7), com data retroativa a 1º de julho. Confira:
A decisão segue a recente lei aprovada pelo Congresso Nacional que coloca teto de 17% a 18% na cobrança do ICMS pelos estados sobre combustíveis e energia. No país, ao menos 10 estados baixaram a alíquota do ICMS.
Gasolina: 20 países onde o combustível é mais barato que no Brasil
O governador participa, neste sábado, da Marcha para Jesus, em Brasília. Durante o evento, Ibaneis confirmou a decisão de reduzir a alíquota, antecipada pela coluna Grande Angular. “Vai dar um prejuízo enorme para a cidade, mas fazer o quê, né? Tem que cumprir. Lei é feita para se cumprir”, destacou o titular do Palácio do Buriti.
STF dá 10 dias para Bolsonaro explicar teto do ICMS sobre combustível
Contingenciamento
Após o Congresso Nacional aprovar teto do ICMS sobre combustíveis, o governador publicou decreto que contingencia R$ 500 milhões do orçamento do Distrito Federal.
Ibaneis disse à coluna que a medida é necessária para manter o equilíbrio das contas públicas do DF. “Tivemos de fazer o contingenciamento após a aprovação, no Congresso, do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 18. Essa é uma ação de responsabilidade fiscal do governo”, assinalou.