Ibaneis define secretários e administradores do GDF. Veja nomes
Ibaneis Rocha tomará posse no segundo mandato como governador do Distrito Federal no próximo domingo (1º/1) e nomeará nova equipe
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) definiu quem ocupará os principais cargos do Governo do Distrito Federal a partir de 2023, quando começa o segundo mandato do emedebista.
Os novos secretários, administradores e presidentes de estatais foram escolhidos por Ibaneis nas últimas semanas. O chefe do Executivo local decidiu manter os principais aliados nos cargos e fazer mudanças estratégicas em outras áreas.
O núcleo duro do GDF não será alterado (confira a lista completa abaixo). É o caso do secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do DF, Ney Ferraz. Braço direito de Ibaneis, ele implementou o GDF Saúde, plano de saúde dos servidores distritais, antes de assumir a superpasta responsável por ações essenciais do governo.
O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, e o secretário de Comunicação, Weligton Moraes, também foram mantidos nos cargos. As secretárias de Educação, Hélvia Paranaguá, e de Saúde, Lucilene Florêncio, são outras que continuam nas funções. Ibaneis anunciou que o diretor-geral da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, e o comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Fábio Augusto, permanecem.
As chefias de outras pastas e administrações regionais passarão por mudanças, a partir da próxima semana. Na Secretaria de Turismo, por exemplo, sai William Frederico Carneiro de Almeida e entra o ex-deputado distrital Cristiano Araújo. O atual vice-governador do DF, Paco Britto, assumirá a Secretaria de Assuntos Internacionais.
Confira quem são os integrantes do primeiro escalão do 2º mandato de Ibaneis Rocha:
O que falta
Ibaneis ainda não confirmou quem ficará à frente da Secretaria de Meio Ambiente. Mas há expectativa de que o deputado distrital Daniel Donizet (PL) assuma a pasta, que deve passar a se chamar Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal.
A Presidência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater) também não é dada como certa ainda.
No caso das administrações regionais, falta definir quem será o responsável pela gestão da recém-criada Administração Regional de Água Quente. Os mais cotados são José Pereira Pinto e Lúcia Gomes da Silva.