metropoles.com

Ibaneis confirma mais dois casos da variante Ômicron no DF

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os pacientes passam bem. Com isso, chega a quatro o total de casos registrados na capital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis Rocha
1 de 1 Ibaneis Rocha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Mais dois casos da variante Ômicron estão confirmados no Distrito Federal. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), os infectados pela Covid-19 passam bem.

O homem, com faixa etária de 20 a 29 anos, e a mulher, de 30 a 39 anos, estão com sintomas leves e seguem em isolamento. Ambos estão vacinados com duas doses da Pfizer.

Dois homens de Brasília infectados pela Ômicron estão curados, diz GDF

Com isso, chega a quatro o total de ocorrências da variante do novo coronavírus na capital da República. Os primeiros dois pacientes já evoluíram para a cura.

Segundo a Secretaria de Saúde, na manhã desta sexta-feira (17/12), o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) identificou, por meio de sequenciamento genômico, os mais novos casos positivos da variante Ômicron.

Trata-se de um casal de viajantes que chegou a Brasília em voo direto de Cancún para a capital federal, na segunda-feira (13/12). “Os dois ingressaram no DF com teste negativo e a mulher fez novo exame, ainda na manhã de segunda-feira, cujo resultado foi positivo para Covid-19”, afirmou.

“O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde-DF (Cievs-DF) foi acionado pelos viajantes e coletou o teste PCR dos dois. As amostras foram sequenciadas pelo Lacen-DF e o resultado foi divulgado no fim da manhã desta sexta-feira. As amostras sequenciadas pelo Lacen-DF foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, referência pelo Ministério da Saúde, para validação”, disse a pasta.

O Cievs-DF aguarda a lista, a ser encaminhada pelo Ministério da Saúde, das pessoas que estavam nesse mesmo voo para monitorar aqueles que se sentaram próximos aos dois viajantes.

A Secretaria de Saúde disse que o Cievs-DF e Lacen-DF possuem protocolo para monitoramento, neste momento, de todos casos com suspeita de Covid-19 vindos de voos internacionais.

A pasta monitora um passageiro vindo do Canadá, após ter feito conexão do Panamá. Nesta sexta-feira, ele teve sua amostra confirmada para Covid-19. O sequenciamento foi iniciado para identificação da variante.

Primeiros casos

Os dois primeiros casos da Ômicron no DF são de homens que vieram da África do Sul em um voo com destino a Guarulhos, em São Paulo. Posteriormente, desembarcaram na capital federal. Por enquanto, estes eram os únicos infectados confirmados da variante no DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?