metropoles.com

Ibaneis autoriza estudo para criação do Conselho LGBTQIA+ no DF

O governador disse à coluna que pediu para a Secretaria de Justiça e Cidadania para fazer os estudos sobre criação do Conselho LGBTQIA+

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Fotografia colorida do governador Ibaneis Rocha com representantes do movimento LGBTQIA+
1 de 1 Fotografia colorida do governador Ibaneis Rocha com representantes do movimento LGBTQIA+ - Foto: Divulgação

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou um estudo para a criação do Conselho LGBTQIA+ no âmbito do Poder Executivo do DF.

Ibaneis recebeu representantes do movimento LGBTQIA+, na manhã desta terça-feira (11/6). A Aliança Nacional LGBTI+, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), o deputado distrital Fábio Felix (PSol) e o presidente do grupo Estruturação, Michel Platini, participaram da agenda com Ibaneis.

Eles entregaram ao governador uma minuta de projeto de lei que cria o conselho específico para desenvolvimento de políticas públicas focadas na garantia da cidadania dessa população.

O governador disse à coluna que pediu para a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) para fazer os estudos sobre a implementação do conselho.

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, afirmou que a minuta será analisada pela pasta e, em seguida, encaminhada para a Casa Civil e a Secretaria de Economia, porque há previsão de cargos.

“O governo está aqui para cuidar das pessoas. A população LGBTQIA+ agora terá mais uma ferramenta para ter os direitos garantidos aqui no Governo do Distrito Federal”, disse Passamani.

O deputado distrital Fábio Felix disse que a criação do conselho voltado para a população LGBTQIA+ é uma demanda antiga do movimento, porque “tem papel fundamental na formulação de políticas públicas, fiscalização e monitoramento dos programas voltados para nossa cidadania”.

“Essa minuta foi construída a partir da avaliação das legislações existentes no Brasil, de forma a garantir um Conselho Distrital capaz de incidir nas políticas públicas em prol da cidadania LGBTQIA+”, afirmou o parlamentar.

O presidente do grupo Estruturação, Michel Platini, disse que a criação do Conselho de Defesa dos Direitos da População LGBT+ é “um passo crucial para a formulação de políticas públicas que atendam verdadeiramente às necessidades da nossa comunidade”.

“Esse conselho fortalecerá o controle social e promoverá uma democracia participativa, garantindo que as vozes LGBT+ sejam ouvidas e respeitadas nas decisões governamentais”, enfatizou Platini.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?