Ibaneis anuncia a ministros do STF construção do Batalhão dos Poderes
Novo espaço abrigará sede do batalhão policial responsável pela segurança de toda a região central de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a construção da nova sede do 6º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (BPM), o Batalhão dos Poderes, nesta quarta-feira (21/8).
O novo espaço abrigará a sede da força policial responsável pela segurança de toda a região central de Brasília, inclusive as sedes dos Três Poderes, que foram alvo dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
A obra deve custar R$ 69,1 milhões. Segundo Ibaneis, o antigo batalhão era um “grupamento improvisado, que não atendia às necessidades da região central de Brasília”.
“Esse é um compromisso assumido pelo nosso governo com a segurança pública da capital. O que havia antes ali era um grupamento improvisado, que não atendia às necessidades da região central de Brasília. Agora, faremos um quartel definitivo, robusto, com a garantia da segurança para toda aquela região”, declarou o governador do Distrito Federal.
Veja imagens do projeto:
O Batalhão dos Poderes ficará em um complexo de 13.671,80 metros quadrados, com quatro edifícios. A estrutura, que será construída na Quadra 4 do Setor de Administração Federal Norte (SAFN), terá capacidade para acomodar até mil policiais, dos quais 600 ficarão a pronto-emprego.
O principal prédio vai abrigar as futuras instalações do Comando de Policiamento da Esplanada e as estruturas do Departamento Operacional da PMDF, voltadas ao gerenciamento de crises. O complexo terá salas de reuniões, de videomonitoramento, de imprensa e de situação, além de contar com um segundo gabinete para o Comando-Geral e outro para o Subcomando-Geral da corporação.
O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, salientou que o batalhão “vai atender a Esplanada dos Ministérios, cuidar dos palácios e das sedes dali, com a mesma abrangência de atendimento do batalhão antigo, mas com uma estrutura moderna, com heliponto, drones, auditório e outras estruturas”. “Vai ser um batalhão com tecnologia. Certamente, um dos mais modernos do Brasil”, completou.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, acrescentou que a nova sede do Batalhão dos Poderes também foi projetada para servir como base de atendimento a policiais de outras unidades da Federação durante eventos e manifestações na área central da capital do país.
O Batalhão dos Poderes foi ampliado em março de 2023, após as invasões ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto. A reforma urgente incluiu a instalação de um refeitório para 80 pessoas, dois dormitórios, vestiários, área administrativa e estacionamento.
A licitação para construção da nova sede do Batalhão dos Poderes ocorrerá em 30 de outubro, às 9h. O edital e os anexos do documento estão disponíveis no site da Novacap.