metropoles.com

Ibaneis amplia vacinação de adolescentes contra Covid para mais comorbidades: serão 5 mil vagas

O governador Ibaneis disse que passa para 5 mil o número de vagas para vacinação de adolescentes. Jovens com deficiência serão imunizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Governador do DF, Ibaneis Rocha, participa da assinatura do início das obras do Park Burle Marx no Noroeste
1 de 1 Governador do DF, Ibaneis Rocha, participa da assinatura do início das obras do Park Burle Marx no Noroeste - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a ampliação, de 3 mil para 5 mil, das vagas para vacinação contra Covid-19 de adolescentes de 12 a 17 anos. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (3/8).

Além de jovens com síndrome de Down e autistas, pessoas com deficiência dessa faixa etária poderão receber o imunizante, a partir de quinta-feira (5/8). Também serão abrangidos pela vacinação os adolescentes com doenças neurológicas e esclerose múltipla, por exemplo. O cadastramento será aberto na quarta-feira (4/8), às 14h.

Ibaneis adiantou à coluna Grande Angular que a ampliação da campanha de imunização para mais adolescentes foi possível após a Secretaria de Saúde identificar, em cadastramento prévio, procura abaixo do esperado. “Abrimos o cadastro para adolescentes com síndrome de Down e autistas, mas apenas 800 procuraram a Secretaria de Saúde. Agora, vamos fazer essa ação para abranger o máximo possível de jovens com comorbidades”, disse.

O coordenador do Comitê de Vacinação contra Covid-19, Divino Valero, afirmou à coluna que, em breve, será divulgada a lista das comorbidades que entram na campanha de imunização dos adolescentes de 12 a 17 anos.

“Com essa determinação do governador para a ampliação da vacinação desses jovens, o comitê está preparando o documento com a listagem das deficiências que serão atendidas, o que facilitará o entendimento da população e estará disponível no site da Secretaria de Saúde em algumas horas. O agendamento ocorrerá amanhã e serão disponibilizadas 5 mil vagas”, assinalou.

A coluna apurou que a prioridade é vacinar os adolescentes com doenças que dificultam rigoroso protocolo das medidas de prevenção da disseminação do novo coronavírus, como o uso de máscara.

Os jovens serão imunizados em pontos específicos e por meio de agendamento, para evitar que haja aglomeração e para impedir que os adolescentes precisem aguardar na mesma fila da vacinação por faixa etária – que, atualmente, abrange pessoas a partir de 30 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?