metropoles.com

Ibaneis abre processo para contratar médicos e enfermeiros aposentados

O governador do DF também vai abrir chamamento para ampliar a carga horária de profissionais da saúde de 20 para 40 horas semanais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Governador ibaneis Rocha brasilia DF
1 de 1 Governador ibaneis Rocha brasilia DF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai abrir um chamamento público para ampliar a carga horária de servidores e contratar temporariamente aposentados da Secretaria de Saúde e do Hospital Universitário de Brasília (HUB). O objetivo é reforçar o atendimento de pacientes, durante o agravamento da pandemia da Covid-19.

Tanto o processo de aumento da jornada de trabalho, de 20 para 40 horas, quanto o chamamento de aposentados ocorrerão por meio de adesão, ou seja, não são obrigatórios e dependerão do aceite dos profissionais interessados.

“Estamos tomando medidas complementares para garantir que o cidadão tenha acesso ao socorro médico necessário. A Secretaria de Saúde vai abrir o chamamento para incentivar que mais profissionais estejam à disposição da população”, revelou Ibaneis à coluna Grande Angular, nesta segunda-feira (8/3).

Poderão aderir ao contrato temporário de 40 horas semanais os seguintes profissionais: especialista de clínica médica, intensivista adulto, anestesiologista, nefrologista, intensivista neonatal, enfermeiro e fisioterapeuta com experiência em UTI e pronto-socorro. Quem já está na ativa e trabalha 20 horas semanais na rede pública terá a opção de estender a carga para 40 horas.

Segundo o governador, será publicado ainda hoje o documento que especificará, em detalhes, as regras de adesão aos contratos temporários.

As UTIs destinadas a pacientes diagnosticados com o novo coronavírus estão superlotadas na capital do país. Em razão do recrudescimento da pandemia, Ibaneis decretou, nesta segunda-feira, toque de recolher no DF, das 22h às 5h. Quem desrespeitar as regras está sujeito à multa de R$ 2 mil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?