Hospital Veterinário suspende procedimentos como quimioterapia no DF
Os serviços de quimioterapia, eletro e ecocardiograma estão suspensos em razão da “insuficiência de orçamento e ajustes nas metas”
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital Veterinário Público do Distrito Federal (Hvep) suspendeu procedimentos de quimioterapia, eletrocardiograma e ecocardiograma em animais. A unidade também tem registrado falta de insumos básicos.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF) informou à coluna, em nota, esses serviços não constam no plano de trabalho da unidade e, “em virtude da insuficiência de orçamento e ajustes nas metas, esses procedimentos estão suspensos até que o novo plano de trabalho seja atualizado”.
Pouco depois de enviar a primeira nota, na tarde dessa terça-feira (27/8), a pasta acresceu que “os procedimentos estão sendo reavaliados pela equipe técnica para serem compatibilizados com a disponibilidade orçamentária e financeira”.
O Hvep é administrado pela Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa-SP). O repasse financeiro do governo à Anclivepa-SP referente ao no período de agosto a novembro de 2024, no valor de R$ 2,8 milhões, está atrasado desde 1º de agosto, segundo a Sema-DF.
A secretaria disse que ainda não fez o pagamento porque a unidade “atingiu o limite de suplementação e o crédito precisa ser aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o que está sendo acompanhado e providenciado pela Secretaria de Economia”.
Sobre a falta de insumos, a Sema-DF afirmou que é “pontual, sem causar prejuízo para o atendimento”. “A reposição de todos os insumos se dará após o repasse financeiro para a Anclivepa-SP”, informou.
A coluna tentou contato com a Anclivepa-SP, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.