Hospital referência mundial contra o câncer treinará servidores do DF
A vice-governadora Celina Leão fechou a parceria com o hospital Johns Hopkins. Parceira inclui doações de insumos e equipamentos e insumos
atualizado
Compartilhar notícia
Para reforçar o serviço tratamento contra o câncer na rede pública de Saúde no DF, o goveno local fechou uma parceria com a universidade e hospital Johns Hopkins, em Washington, D.C., nos Estados Unidos. A instituição é uma das referências mundiais no tratamento da doença.
A vice-governadora Celina Leão (PP) assinou o termo de cooperação no sábado (8/6). A parceriaa envolve tratamento de pessoal e doações de equipamentos e insumos.
Veja:
Durante uma palestra internacional sobre o câncer, promovida pelo Johns Hopkins, Celina apresentou a proposta de parceria. Após passar por um espécie de sabatina, o DF foi aceito.
“Fui buscar investimentos e parceria com uma das maiores instituições de câncer do mundo. Apresentei um ponto crucial do DF: 60% dos casos de câncer do DF são em mulheres, de mama e colo de útero”, contou Leão.
Mais que hospital, prevenção
A política acredita que, quando o assunto é câncer, o Brasil está atrasado em tudo, inclusive na área de prevenção.
“Vamos começar a mudar isso pelo DF. O melhor hospital do mundo vai treinar gratuitamente nossos profissionais”, explicou. De acordo com Celina, o GDF já começou tratativas com o Congresso Nacional para poder receber as doações.
Na opinião da vice-governadora, não adianta abrir um hospital ultrapassado em tecnologia. Por isso, a ideia de procurar o melhor do mundo no assunto para desenvolver a saúde da capital brasileira.
“E tem fundos internacionais para isso”, reforçou. A parceria também perpassa troca de conhecimento. O presidente da Comissão de Orçamento da Câmara Legislativa (CLDF), deputado distrital Eduardo Pedrosa (União Brasil), participou da comitiva brasiliense.