Hospital de Base: criminosos furtam aparelhos que desobstruem vias e rastreiam câncer
Responsável pela gestão do Hospital de Base, Iges-DF confirmou furto e informou que registrou ocorrência policial para investigação do fato
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital de Base foi alvo de furto, nessa terça-feira (18/4). Criminosos entraram na unidade de saúde referência do Distrito Federal e levaram quatro aparelhos essenciais para a rede pública da capital do país.
Criminosos furtaram os únicos três duodenoscópios do Hospital de Base. Os equipamentos são usados para exame de colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE), necessário à verificação de vias biliares e pâncreas.
Os aparelhos também servem para desobstruir vias do fígado quando o paciente apresenta pedras ou tumores no órgão.
Os bandidos também levaram um colonoscópio, equipamento usado para avaliação do cólon, a parte final do intestino. O aparelho é essencial para rastreio de câncer nesse órgão e avaliação de casos de pacientes que apresentam sangramento e diarreia.
A coluna Grande Angular apurou que o Hospital de Base, referência em tratamentos de câncer, tinha só dois colonoscópios e, após o furto, ficou apenas com um aparelho.
Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela administração do Hospital de Base, confirmou que houve furto dos quatro aparelhos.
“O instituto registrou ocorrência policial e espera que as investigações possam recuperar os equipamentos”, informou.