metropoles.com

Homem acusado de planejar ataque ao STF estava com “juízo crítico reduzido”, diz laudo

Luiz Antônio Iurkiewiecz responde a processo por crime contra a Segurança Nacional por ter jogado carro contra o Palácio da Justiça, no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PMDF
Homem joga carro contra Palácio da Justiça
1 de 1 Homem joga carro contra Palácio da Justiça - Foto: Divulgação/PMDF

Um laudo de exame psiquiátrico indica que o homem que jogou o carro contra a entrada do Palácio da Justiça, em novembro do ano passado, estava com o “juízo crítico reduzido”, o que afetou parcialmente seu entendimento.

O documento foi apresentado à Justiça no processo em que Luiz Antônio Iurkiewiecz responde acusação de crime contra a Segurança Nacional.

Segundo as investigações, ele lançou o Renault Duster de encontro à portaria principal da sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília, com objetivo de promover um atentado ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas errou o prédio.

O caso ocorreu em 15 de novembro de 2020. O veículo Renault Duster parou no espelho d’água do prédio e não chegou a atingir a portaria do palácio, como planejado por Iurkiewiecz. Ele chegou a ser preso.

Advogada do réu, Kelly Moreira diz que Iurkiewiecz “retornou ao Paraná tão logo lhe fora concedido a liberdade”. “Atualmente encontra-se cumprindo corretamente todas as medidas cautelares que lhe foram impostas, em substituição a prisão preventiva”, afirmou.

Em nota, a defesa informou que há uma audiência marcada para 15 de fevereiro de 2022. “Na oportunidade, a Dra. Kelly espera a absolvição da acusação que é atribuída a Luiz”, disse.

A defesa do acusado espera que, em caso de condenação, o laudo psiquiátrico leve à redução da pena. “Sobre o resultado do laudo de insanidade mental, o mesmo não altera o andamento do processo. Oportuno mencionar que a conclusão do perito não vincula o juiz, porém, em caso de eventual condenação, o que sinceramente não se acredita, Luiz poderá ter redução em sua pena”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?