metropoles.com

Helicóptero pousa entre residências e comércio no Lago Sul para cliente almoçar

O pouso do aeronave na região habitada assustou moradores. Anac diz que pouso em aeródromo não cadastrado constitui infração

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Helicóptero Lago Sul (1)
1 de 1 Helicóptero Lago Sul (1) - Foto: Reprodução

Uma cena inusitada assustou moradores da QI 17 do Lago Sul, na tarde desta sexta-feira (19/5). Um helicóptero particular pousou a poucos metros de distância de residências e do comércio local para o passageiro almoçar em um restaurante da região.

Tamanha a excentricidade da situação, até a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se deslocou para o local a fim de verificar o que estava acontecendo. Aos PMs, o piloto disse que pousou no gramado atrás do comércio porque o cliente queria almoçar em um dos restaurantes do complexo. O estabelecimento é um dos mais caros da capital do país.

4 imagens
O piloto disse a PMs que pousou no local porque o cliente queria almoçar em um restaurante da área
Caso assustou moradores
Helicóptero em gramado do Lago Sul
1 de 4

Helicóptero pousou a poucos metros de comércio e residências da QI 17 do Lago Sul

Reprodução
2 de 4

O piloto disse a PMs que pousou no local porque o cliente queria almoçar em um restaurante da área

Reprodução
3 de 4

Caso assustou moradores

Reprodução
4 de 4

Helicóptero em gramado do Lago Sul

Reprodução

Moradores ficaram com medo porque a área onde o helicóptero pousou é pública, a poucos metros de casas e rodeada por fios elétricos.

Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que a operação aérea em aeródromo não cadastrado constitui infração ao Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 91, documento que estipula as regras de operação para helicópteros.

Segundo a norma, os pousos e decolagens de helicópteros em áreas não cadastradas podem ser realizados desde que, por exemplo, o acesso do público seja restringido. Esse não é o caso da QI 17, que possui fluxo de moradores e trabalhadores das residências e comércios da região.

A Anac informou que a infração ao regulamento são passíveis de multa, suspensão de certificados, licenças ou autorizações e cassação de certificados, licenças, concessões ou autorizações. O caso foi denunciado por moradores ao Governo do Distrito Federal e à Anac.

A coluna questionou a Administração do Lago Sul, que informou que tomará providências sobre o assunto na segunda-feira (22/5).

O helicóptero está registrado no nome da empresa Nova Casa Distribuidora de Materiais para Construção S.A. A coluna tentou contato por telefone e e-mail, mas não obteve retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?