metropoles.com

Hacker Delgatti diz que Bolsonaro “sabia e solicitou” invasão do CNJ

O hacker da Vaza Jato, preso por invadir sistema do CNJ e incluir mandado falso de prisão de Alexandre de Moraes, prestou depoimento à CPI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Hacker Walter Delgatti Neto participa da oitiva dos antidemocráticos do 8 de Janeiro da CLDF
1 de 1 Hacker Walter Delgatti Neto participa da oitiva dos antidemocráticos do 8 de Janeiro da CLDF - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O hacker da Vaza Jato, Walter Delgatti Neto, disse que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) “sabia e solicitou” a invasão no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserção de documentos falsos.

Delgatti invadiu e colocou um mandado falso de prisão contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O hacker prestou depoimento por videoconferência, nesta quinta-feira (14/9) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

O presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), questionou se Bolsonaro sabia da invasão no sistema do CNJ. O hacker respondeu: “Tanto sabia quanto ele solicitou esse feito”.

Após o término do depoimento, Chico Vigilante disse à imprensa que as falas de Delgatti selam “a participação do ex-presidente na preparação dos atos golpistas”.

7 imagens
CPI dos antidemocráticos do 8 de Janeiro da CLDF
O hacker Walter Delgatti Neto participa de forma remota
CPI na Câmara dos Deputados do Distrito Federal (CLDF)
O deputado Chico Vigilante preside a CPI
Deputados distritais na oitiva de Walter Delgatti
1 de 7

O hacker Walter Delgatti Neto participa da oitiva dos antidemocráticos do 8 de Janeiro da CLDF de forma remota

Breno Esaki/Metrópoles
2 de 7

CPI dos antidemocráticos do 8 de Janeiro da CLDF

Breno Esaki/Metrópoles
3 de 7

O hacker Walter Delgatti Neto participa de forma remota

Breno Esaki/Metrópoles
4 de 7

CPI na Câmara dos Deputados do Distrito Federal (CLDF)

Breno Esaki/Metrópoles
5 de 7

O deputado Chico Vigilante preside a CPI

Breno Esaki/Metrópoles
6 de 7

Deputados distritais na oitiva de Walter Delgatti

Breno Esaki/Metrópoles
7 de 7

Oitiva do hacker Walter Delgatti Neto

Breno Esaki/Metrópoles

O hacker contou que participou de um café da manhã no Palácio da Alvorada com Bolsonaro, no qual Bolsonaro falou sobre as urnas eletrônicas e a teoria de implantação do comunismo no Brasil.

““Ele elogiou o que eu tinha feito com a Lava Jato, sim, ele elogiou e disse que eu tinha missão que seria salvar a liberdade do povo. Então, tendo acesso [às urnas eletrônicas] e mostrando ao povo [a fragilidade do sistema] seria a liberdade do Brasil”, afirmou.

Para Chico Vigilante, os atos antidemocráticos de 12 de dezembro e de 8 de janeiro só ocorreram porque “eles tramaram antes para que isso acontecesse”. “Agora, podemos afirmar, definitivamente, que o grande responsável por tudo isso chama-se Jair Bolsonaro”.

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) disse que o depoimento de Delgatti comprova que Bolsonaro foi o “mentor intelectual” do plano de descredibilização das urnas eletrônicas. “Isso ficou claro porque ele [o ex-presidente] recebeu Delgatti no Palácio da Alvorada”, afirmou.

O relator da CPI, Hermeto (MDB), falou que aguarda a prova inédita citada por Delgatti no depoimento desta quinta-feira. O hacker disse que guarda uma conversa na qual Carla Zambelli (PL-SP) confessa participação na invasão do CNJ, que levou à prisão de Delgatti em agosto.

No início do depoimento, o hacker disse que foi “cooptado pela deputada Carla Zambelli, aonde recebi proposta para cometer irregularidades”. “Fui cooptado pelo ex-presidente com propostas semelhantes à da Carla Zambelli”, completou.

Depois, Delgatti disse que Zambelli e Bolsonaro “queriam um jeito de mostrar que o sistema era vulnerável”. “Então, tive a ideia de fazer o despacho e emitir a prisão aquela prisão Moraes como se fosse ele mandando ele prender ele mesmo”, declarou.

O hacker afirmou que o texto do documento foi enviado por Zambelli.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?