metropoles.com

Governo federal e GDF vão assinar acordo para enfrentamento às drogas

O Ministério da Cidadania e a Secretaria de Justiça do DF vão firmar um acordo de cooperação envolvendo ações dos governos contra as drogas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Drogas
1 de 1 Drogas - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Ministério da Cidadania e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) vão assinar um acordo de cooperação técnica para reestruturação da política pública de enfrentamento às drogas. O evento está marcado para a tarde desta terça-feira (20/4).

Segundo o acordo, os órgãos federal e local poderão compartilhar informações relativas à prevenção, acolhimento e reinserção socioeconômica. O documento considera a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

Por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), a Sejus-DF pretende trabalhar pela erradicação da pobreza, uma vez que este problema é diretamente relacionado ao uso de drogas. A pasta também deve fiscalizar as ações de capacitação dos servidores lotados em suas unidades e traçar perfis.

A partir do acordo, a Sejus deverá promover práticas para vidas saudáveis e bem-estar, em todas as idades; alcançar igualdade de gênero; e desenvolver metodologias do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com mapeamento de boas práticas em prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas.

“Esta parceria com o Ministério da Cidadania proporcionará o atendimento a mais de 20 mil pessoas no Distrito Federal. Acredito na necessidade de trabalharmos com a interdisciplinaridade, como forma de cooperação e colaboração, no que tange à política de drogas”, disse a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Segundo o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Juvenal Araújo, o acordo envolve: a identificação dos diversos atores, com diferentes interesses, que permeiam o enfrentamento às drogas, em todos os seus eixos; a inclusão do tema na agenda política; e, posteriormente, na regulamentação como política pública.

“É um grande avanço de esforços dos entes federados, uma vez que o interesse é mútuo e recíproco em prol da sociedade do Distrito Federal e da Ride”, disse Juvenal Araújo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?