Governo federal e GDF vão assinar acordo para enfrentamento às drogas
O Ministério da Cidadania e a Secretaria de Justiça do DF vão firmar um acordo de cooperação envolvendo ações dos governos contra as drogas
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério da Cidadania e a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) vão assinar um acordo de cooperação técnica para reestruturação da política pública de enfrentamento às drogas. O evento está marcado para a tarde desta terça-feira (20/4).
Segundo o acordo, os órgãos federal e local poderão compartilhar informações relativas à prevenção, acolhimento e reinserção socioeconômica. O documento considera a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).
Por meio da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed), a Sejus-DF pretende trabalhar pela erradicação da pobreza, uma vez que este problema é diretamente relacionado ao uso de drogas. A pasta também deve fiscalizar as ações de capacitação dos servidores lotados em suas unidades e traçar perfis.
A partir do acordo, a Sejus deverá promover práticas para vidas saudáveis e bem-estar, em todas as idades; alcançar igualdade de gênero; e desenvolver metodologias do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), com mapeamento de boas práticas em prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas.
“Esta parceria com o Ministério da Cidadania proporcionará o atendimento a mais de 20 mil pessoas no Distrito Federal. Acredito na necessidade de trabalharmos com a interdisciplinaridade, como forma de cooperação e colaboração, no que tange à política de drogas”, disse a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.
Segundo o subsecretário de Enfrentamento às Drogas, Juvenal Araújo, o acordo envolve: a identificação dos diversos atores, com diferentes interesses, que permeiam o enfrentamento às drogas, em todos os seus eixos; a inclusão do tema na agenda política; e, posteriormente, na regulamentação como política pública.
“É um grande avanço de esforços dos entes federados, uma vez que o interesse é mútuo e recíproco em prol da sociedade do Distrito Federal e da Ride”, disse Juvenal Araújo.