metropoles.com

Governo federal debate reajuste de 18% para policiais penais do DF

A carreira é a única do DF que não recebeu reajuste em 2023, nem do Governo do Distrito Federal nem da União

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Policiais penais do DF
1 de 1 Policiais penais do DF - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos está em diálogo com outros órgãos do governo federal para discutir o pedido de regulamentação dos policiais penais do Distrito Federal. A carreira é a única que não recebeu reajuste em 2023, nem do Governo do Distrito Federal (GDF) nem da União.

Atualmente, a Polícia Penal é vinculada e custeada pelo GDF. Em março de 2023, foi aprovada recomposição salarial de 18%, em três parcelas anuais, para todos os servidores distritais.

Os policiais penais ficaram de fora porque, em abril, atendendo a pedido da categoria, o GDF enviou ao governo federal solicitação para incluir a corporação no Fundo Constitucional do DF, que custeia as outras forças de segurança da capital do país. Na ocasião, o GDF também pediu reajuste salarial de 18% para os policiais penais.

Dois meses depois, a Presidência da República concedeu reajuste de 18%, em duas parcelas, para os policiais civis, militares e bombeiros do DF.

Como o processo dos policiais penais não andou no âmbito do governo federal, os profissionais da carreira ficaram em um limbo, sem nenhum aumento. Atualmente, há 1.981 profissionais da carreira.

Indignada com a demora para a regulamentação da carreira e aplicação do reajuste, a categoria aprovou, na semana passada, a suspensão do serviço voluntário a partir de fevereiro de 2024. Porém, voltou atrás e suspendeu a paralisação após o GDF prometer apresentar nova proposta de reajuste até o dia 21 de fevereiro, segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol-DF), Paulo Rogério. Os policiais penais têm uma nova assembleia marcada para o dia 23 de fevereiro com objetivo de discutir a proposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?