Governo do DF suspende licitação para terceirização da merenda escolar
Lançado em 1º de junho, certame previa a entrega de 94 milhões de refeições ao custo de R$ 375 milhões
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) suspendeu a licitação para a contratação de empresas que forneceriam merendas às unidades escolares da rede pública.
O aviso de suspensão foi comunicado nesta sexta-feira (19/06). O motivo apresentado: “Análise dos questionamentos e impugnação ao referido edital”.
Lançada em 1º de junho, a licitação previa a entrega de 94 milhões de refeições ao custo de R$ 375 milhões. As empresas ganhadoras, de acordo com o edital, teriam que cuidar de todo o processo, desde a compra dos ingredientes até a preparação das merendas.
O certame foi alvo de questionamentos de representantes da sociedade civil. Além do alto valor, chamou a atenção a disposição de o GDF entregar toda a responsabilidade da alimentação dos estudantes a empresas terceirizadas.
O contrato despertou críticas no meio político, desconfiança entre servidores da pasta e o interesse de empresários, que estavam de olho no negócio milionário.
O deputado distrital Chico Vigilante (PT) chegou a apresentar representações ao Tribunal de Contas local (TCDF), ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e à Procuradoria-Geral do DF questionando o processo licitatório.