Gestores da educação serão vacinados logo após funcionários de creches, diz Ibaneis
“Eles estão na linha de frente mantendo as escolas abertas e funcionando, merecem nosso reconhecimento”, afirmou o governador
atualizado
Compartilhar notícia
A vacinação para os profissionais da educação no Distrito Federal ocorrerá de forma escalonada. Com a chegada das novas doses, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou à coluna Grande Angular que a imunização contra a Covid-19 começará pelos funcionários das creches e, em seguida, será ampliada para os gestores das instituições de ensino.
“Eles estão na linha de frente mantendo as escolas abertas e funcionando, merecem nosso reconhecimento. A vacinação para eles deve começar na próxima semana”, afirmou o governador nesta segunda-feira (17/5). Mesmo com as escolas fechadas devido à pandemia de coronavírus, os gestores têm ido às instituições de ensino para imprimir material escolar e auxiliar professores.
Após os gestores, as doses começam a ser usadas para vacinar professores das redes pública e privada da educação básica e superior. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a imunização ocorrerá com calendário e lista a serem enviados pela Secretaria de Educação à pasta da Saúde.
A vacinação contra Covid-19 para os profissionais de creches do DF começa em 20 de maio. Na última sexta (14/5), as secretarias de Educação e de Saúde do DF decidiram que os primeiros profissionais da educação a serem vacinados contra a Covid-19 serão os que atuam em creches. Os empregados desses estabelecimentos somam um universo de aproximadamente 10 mil pessoas.
Novas doses
Nesta segunda (17/5), o GDF anunciou que vai receber 85,2 mil unidades de vacinas contra Covid-19. No total, são 77.100 doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca e mais 8.190 provenientes da Pfizer, que o DF receberá nesta semana do Ministério da Saúde. Dessas, 10% ficarão em uma reserva de segurança.
Além dos profissionais de educação, o chefe do Executivo local anunciou a vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades que tenham idade entre 30 e 39 anos. O agendamento já começou no portal da Secretaria de Saúde destinado a esse fim. O grupo contemplado precisa fazer o cadastro para, depois, agendar a data da imunização.