Gerente da Administração de Santa Maria é alvo de operação da PCDF
Hessley Brito dos Santos foi um dos alvos da Operação Degola, contra fraude nas eleições para o Conselho Tutelar do Distrito Federal
atualizado
Compartilhar notícia
O gerente de Políticas Sociais da Administração Regional de Santa Maria, Hessley Brito dos Santos (foto em destaque), foi alvo de mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), nesta quinta-feira (21/9).
A Operação Degola foi deflagrada com objetivo de desarticular suposto grupo cibercriminoso que tentou fraudar as eleições para o Conselho Tutelar do DF.
Hessley Brito Santos é técnico em assistência social e está cedido à Administração Regional de Santa Maria. Ele foi nomeado gerente de Políticas Sociais em 12 de abril de 2023, segundo publicação do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Antes de assumir o cargo na Administração Regional, o servidor atuava como assessor do gabinete da deputada distrital Jaqueline Silva (MDB). A exoneração do cargo foi publicada no Diário da Câmara Legislativa (DCL) em 20 de abril, com efeitos a partir do dia 19 do mesmo mês.
Jaqueline tem base eleitoral em Santa Maria, onde Hessley trabalha atualmente. Nas redes sociais, o candidato a conselheiro tutelar faz divulgação das ações políticas da parlamentar.
A reportagem tenta contato com o servidor. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
Exoneração
Em nota, a Administração Regional de Santa Maria informou que irá exonerar Hessley do cargo de gerente. “Ao tomar conhecimento de que o servidor apontado foi um dos alvos da operação realizada na manhã de hoje, a administração deu encaminhamento à sua exoneração”, disse.
“O órgão reforça seu compromisso com a transparência e não compactua com qualquer ação que confronte a legalidade”, pontuou a administração.
Investigação
Segundo a investigação da PCDF, após os hackers invadirem as contas de determinados concorrentes – em sua maioria, candidatos à reeleição –, passaram a inserir documentos errados nos campos especificados, no intuito de ocasionar a eliminação precoce deles.
Assim, as vítimas não participariam da terceira fase, que consistia na eleição por meio de voto direto, secreto e facultativo, de responsabilidade do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA).
Não foi divulgada qual seria a suspeita sobre o gerente da Administração Regional de Santa Maria.
O concurso para a eleição de conselheiros tutelares está marcado para 1º de outubro de 2023, das 9h às 17h. Os eleitores manifestarão seus votos de forma secreta nos locais de votação definidos pela comissão organizadora do pleito.