metropoles.com

General Gislei pede demissão do cargo de diretor-presidente do Iges-DF

Após quatro meses como diretor-presidente do Iges-DF, o general Gislei Morais de Oliveira entregou o cargo nesta sexta-feira (21/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Iges-DF
Homem de terno e gravata vermelha
1 de 1 Homem de terno e gravata vermelha - Foto: Reprodução/Iges-DF

O general Gislei Morais de Oliveira pediu demissão do cargo de diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges-DF), nesta sexta-feira (21/1). O general confirmou a informação à Grande Angular.

Gislei estava no comando do Iges-DF desde setembro de 2021, quando foi aprovado pela Câmara Legislativa do DF. O instituto que é responsável pelo Hospital de Base, Hospital Regional de Santa Maria e as UPAs da capital federal.

“Só se antecipou”, diz Paco sobre demissão de presidente do Iges-DF

Exoneração no Iges-DF é prenúncio de mudanças na Secretaria de Saúde

5 imagens
Iges fará levantamento sobre qualificação de colaboradores
MPDFT quer provas escritas e redução dos cargos de livre provimento do Iges-DF
Após Iges ultrapassar gastos com pessoal em 122%, TCDF cobra respostas em 5 dias
Órgão deu prazo de 15 dias úteis para o instituto repassar informações sobre funcionários com "horas negativas" na folha de ponto
1 de 5

General Gislei foi aprovado para o cargo de presidente do Iges-DF em setembro de 2021

Divulgação/Iges-DF
2 de 5

Iges fará levantamento sobre qualificação de colaboradores

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
3 de 5

MPDFT quer provas escritas e redução dos cargos de livre provimento do Iges-DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 5

Após Iges ultrapassar gastos com pessoal em 122%, TCDF cobra respostas em 5 dias

JP Rodrigues / Metrópoles
5 de 5

Órgão deu prazo de 15 dias úteis para o instituto repassar informações sobre funcionários com "horas negativas" na folha de ponto

Allane Moraes/Especial para Metrópoles

O governador do Distrito Federal em exercício, Paco Britto (Avante), disse à coluna que o general seria demitido nos próximos dias em razão de problemas como a não devolução de médicos para a Secretaria de Saúde e a superlotação de unidades como o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que teve bandeira vermelha decretada nesta semana.

“O general Gislei só antecipou o que iria acontecer. A demissão já estava decidida pelo Governo do Distrito Federal”, disse Paco. Ainda não foi anunciado o substituto de Gislei.

O general não quis comentar o motivo de seu pedido de demissão. Mas a coluna apurou que ele estava se sentindo desconfortável por supostamente não ter total autonomia para fazer as mudanças necessárias no Iges-DF.

O general teria encontrado resistência para demitir duas gestoras que estariam prejudicando os pacientes do Hospital de Base e das UPAs por meio de decisões consideradas por integrantes da saúde como questionáveis.

Quem é

Natural de Itaperuna (RJ), Gislei Morais de Oliveira incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 14 de fevereiro de 1973, onde atuou por 38 anos. Chegou ao posto de general e passou a fazer parte da reserva em 2017. Durante esse período, exerceu diversos cargos, entre eles, comandante da 9ª Região Militar, Campo Grande (MS); chefe do Estado-Maior do Comando de Aviação do Exército, Taubaté (SP); e diretor de Abastecimento do Exército, Brasília (DF).

Entre as ações militares que participou como diretor de abastecimento, destacam-se a operação de apoio logístico às tropas do Exército em missão de paz no Haiti; a pacificação do Morro do Alemão no Rio de Janeiro e a construção de pontes móveis nas tragédias naturais das cidades serranas fluminenses.

Mesmo estando na reserva, em outubro de 2017 o general foi convocado coordenar o Programa Acreditação da Saúde Assistencial Militar (Pasam) ASAM), voltado para certificar os hospitais do Exército.

Gislei Morais de Oliveira também já atuou no Iges-DF no período de 1 de abril de 2019 a 30 de outubro de 2020, onde foi superintendente administrativo, diretor administrativo e diretor de Planejamento.

Em janeiro de 2021, assumiu o posto de superintendente do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), onde permaneceu até que voltou ao Iges-DF como diretor-presidente.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?