metropoles.com

GDF quer servidores da atenção secundária em força-tarefa contra Covid

A Secretaria de Saúde do DF orientou que esses profissionais da saúde façam o atendimento de pacientes com o novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Paciente de Covid-19 no Hran
1 de 1 Paciente de Covid-19 no Hran - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal determinou a mobilização temporária de servidores da atenção secundária, que fazem o atendimento entre a porta de entrada do sistema de saúde e a alta complexidade, para que apoiem a atenção hospitalar ao paciente de Covid-19.

Em despacho expedido na última segunda-feira (15/3), o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, destacou que “o momento é crítico em todas as regiões, com escassez de recursos humanos capacitados para atendimento aos pacientes com Covid-19, e a tendência da ocupação de leitos é cada vez mais crescente”.

No documento, Petrus destacou que é necessário informar e solicitar aos gestores regionais que organizem a força de trabalho dos serviços da atenção secundária para apoiar a atenção hospitalar ao paciente com Covid-19, conforme a demanda local.

O secretário orientou que todas as superintendências regionais e as unidades de referência distritais observem as necessidades de emprego dos recursos humanos no enfrentamento à Covid, com preservação mínima de oferta de serviços na atenção secundária.

Segundo Petrus, as especialidades voltadas à atenção hospitalar, como pediatria, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, devem ser movimentadas conforme as necessidades e as possibilidades de cada local, para atendimento aos pacientes com Covid-19.

A medida começou a ser seguida internamente. No dia seguinte ao despacho do secretário adjunto, a Diretoria Regional de Atenção Secundária da Superintendência da Região de Saúde Oeste determinou o cumprimento das medidas cabíveis para cumprimento. E, nesta sexta-feira (19/3), a Gerência de Assistência Cirúrgica do Hospital Regional de Planaltina (HRP) também deu encaminhamento para providências e pediu ampla divulgação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?