GDF quer servidores da atenção secundária em força-tarefa contra Covid
A Secretaria de Saúde do DF orientou que esses profissionais da saúde façam o atendimento de pacientes com o novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal determinou a mobilização temporária de servidores da atenção secundária, que fazem o atendimento entre a porta de entrada do sistema de saúde e a alta complexidade, para que apoiem a atenção hospitalar ao paciente de Covid-19.
Em despacho expedido na última segunda-feira (15/3), o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, destacou que “o momento é crítico em todas as regiões, com escassez de recursos humanos capacitados para atendimento aos pacientes com Covid-19, e a tendência da ocupação de leitos é cada vez mais crescente”.
No documento, Petrus destacou que é necessário informar e solicitar aos gestores regionais que organizem a força de trabalho dos serviços da atenção secundária para apoiar a atenção hospitalar ao paciente com Covid-19, conforme a demanda local.
O secretário orientou que todas as superintendências regionais e as unidades de referência distritais observem as necessidades de emprego dos recursos humanos no enfrentamento à Covid, com preservação mínima de oferta de serviços na atenção secundária.
Segundo Petrus, as especialidades voltadas à atenção hospitalar, como pediatria, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia, devem ser movimentadas conforme as necessidades e as possibilidades de cada local, para atendimento aos pacientes com Covid-19.
A medida começou a ser seguida internamente. No dia seguinte ao despacho do secretário adjunto, a Diretoria Regional de Atenção Secundária da Superintendência da Região de Saúde Oeste determinou o cumprimento das medidas cabíveis para cumprimento. E, nesta sexta-feira (19/3), a Gerência de Assistência Cirúrgica do Hospital Regional de Planaltina (HRP) também deu encaminhamento para providências e pediu ampla divulgação.