GDF quer criar autarquia voltada para comerciantes e empresários
Vinculado à Secretaria de Economia, Ipem-DF ficará responsável pelo controle de qualidade de bens e serviços da capital
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) quer criar o o Instituto de Pesos e Medidas do Distrito Federal (Ipem-DF), órgão que ficará responsável pelo controle de qualidade de bens e serviços da capital. A governadora em exercício, Celina Leão (PP), assinou a minuta do projeto de lei neste sábado (17/7).
De acordo com a minuta, o Ipem-DF terá autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Será vinculado à Secretaria de Economia (Seec-DF) e atuará em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). O texto será enviado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para apreciação e votação.
Entre as competências do novo instituto estão a fiscalização de produtos e instrumentos de medir, controle de mercadorias pré-medidas, inspeção de unidades de medida, emissão de laudos técnicos, entre outras funções.
Benefícios
O secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz, promete que a criação do Ipem-DF trará benefícios para os comerciantes e empresários da região, que deverão ter um suporte técnico mais acessível a partir da atuação do órgão.
“Juntamente com o Inmetro, conseguiremos realizar a capacitação dos profissionais do Ipem-DF e para a transferência de tecnologia e conhecimento, garantindo a excelência dos serviços prestados pelo novo instituto”, afirma.