metropoles.com

GDF libera eventos corporativos, futebol amador, piscinas, saunas e parques de diversão. Veja

Decreto deve ser publicado em breve e permitirá a realização de congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara decreto para liberar mais atividades suspensas desde março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O texto, que será publicado em breve, permitirá a realização de eventos corporativos, incluindo congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras.

Atividades de lazer, com uso de piscinas e saunas; competições esportivas profissionais e prática de futebol amador também voltarão a ser permitidos na capital do país. Porém, o público não poderá acompanhar os eventos esportivos.

Também será liberada a utilização de Pontos de Encontro Comunitários (PECs), parques de diversão, brinquedotecas e de provadores de roupas em lojas.

 

4 imagens
Piscinas em geral também serão liberadas
Eventos esportivos profissionais serão liberados com o novo decreto do GDF
As brinquedotecas receberão aval para voltarem a ser usadas
1 de 4

PECs no DF vão poder ser usados novamente

Agência Brasília / Divulgação
2 de 4

Piscinas em geral também serão liberadas

Bellott/Getty Images
3 de 4

Eventos esportivos profissionais serão liberados com o novo decreto do GDF

4 de 4

As brinquedotecas receberão aval para voltarem a ser usadas

Felipe Menezes
Cronograma e regras para eventos

Atividades coletivas poderão ser retomadas de acordo com um cronograma. Atividades para até 100 pessoas serão permitidas a partir de 6 de outubro. Em 27 de outubro, o público autorizado sobe para 300 e, em 17 de novembro, chega a 500. A partir de 8 de dezembro, o número de participantes pode ser de até mil pessoas. As restrições vão até o dia 5 de janeiro de 2021.

Serão liberados, preferencialmente, eventos em ambiente aberto, com ventilação natural. Caso seja necessário ar-condicionado, os filtros do equipamento deverão ser higienizados periodicamente.

Nas atividades liberadas, de acordo com o cronograma, será necessário o cumprimento de uma série de regras, como a organização dos espaços físicos, garantindo a distância mínima entre participantes. Grupos de participantes ficam limitados a seis pessoas.

As mesas deverão ser dispostas a uma distância de 2 metros uma das outras, a contar das cadeiras em cada mesa. A venda de ingressos terá que ser exclusivamente on-line. Nos banheiros, o uso de secadores de mãos fica proibido.

Os organizadores deverão garantir que para cada 50 indivíduos presentes no evento haja, no mínimo, um profissional capacitado e qualificado para instruir, fiscalizar e fazer cumprir as regras de contenção da Covid-19.

Também será necessário garantir que, no local do evento, haja ampla divulgação, com informações claras, concisas e precisas, sobre as medidas obrigatórias de proteção e os perigos inerentes ao contágio pelo novo coronavírus.

No local do evento, também deverá ser divulgado o número do CPF e nome completo ou CNPJ e razão social dos responsáveis pela atividade. Assim como informações sobre as medidas de limpeza, higienização e segurança adotadas para a realização do evento.

O número de participantes deverá ser limitado à ocupação máxima de uma pessoa a cada 4 metros quadrados da área total prevista para a atividade, na circulação e demais dependências, incluindo set, camarins e afins.

Também será obrigatória afixação de placa com informações quanto à capacidade total do espaço, metragem quadrada e quantidade máxima de frequentadores permitida.

Se houver entregas de brindes e kits promocionais, inclusive materiais gráficos, devem estar devidamente embalados e higienizados.

Os talheres deverão ser oferecidos em embalagens individuais. Outra opção é a oferta de itens descartáveis. Pratos, copos e demais utensílios também precisar estar protegidos.

Os cardápios deverão ser higienizados após a manipulação pelo cliente. Outras opções são a oferta de menus revestidos de material que possibilite a higienização, a exposição em lousas e aplicativos de celulares.

Museus
Museu Nacional

Nessa quinta-feira (17/9), foi publicado no Diário Oficial (DODF) uma série de medidas para a retomada de atividades em museus da cidade. A maioria das unidades será reaberta, mas com cuidados para evitar o contágio pela Covid-19.

A comunicação mais importante diz respeito ao período de funcionamento. Os museus comandados pela Secretaria de Cultura ficarão abertos para a população em três dias da semana – sexta-feira, sábado e domingo –, e somente por seis horas diárias, inclusive em feriados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?