GDF instala tenda de apoio para resgate de animais no Parque Nacional
Tenda será instalada nesta quarta-feira (18/9) com o objetivo de proporcionar atendimento emergencial aos animais vítimas do incêndio
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai instalar uma tenda para atender aos animais vítimas do incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília. A operação terá início nesta quarta-feira (18/9).
A tenda de apoio dedicada ao resgate de animais domésticos e silvestres será instalada no parque.
A ação será coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), com o objetivo de proporcionar atendimento emergencial aos animais vítimas das queimadas, bem como promover a sua reabilitação e reintegração ao habitat natural.
Incêndio no Parque Nacional
As chamas atingem o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15/09). A chefe do parque, Larissa Diehl, disse no fim da tarde desta terça-feira (17/9) que as chamas na reserva estão controladas e seguem monitoradas. O fogo já destruiu 2 mil hectares.
Nessa segunda-feira (16/9), a Polícia Federal (PF) também abriu inquérito para apurar o que teria causado o incêndio no parque.
Fauna
Nesta terça-feira (17/9), uma equipe formada pelo ICMBio e pelo Jardim Zoológico de Brasília iniciou o monitoramento da fauna atingida no Parque. No momento, uma anta adulta acompanhada por um filhote foi vista, porém com ferimentos leves que não necessitaram de intervenção.
Os profissionais vão percorrer as áreas atingidas para verificar se existem animais atingidos pelo incêndio florestal. O parque segue fechado, com visitação suspensa enquanto a operação ocorrer.
Durante a coletiva de imprensa desta terça-feira (17/9), Larissa Diehl ressaltou que a reserva não está recebendo doação de alimentos, já que apenas um animal teve de ser resgatado.