metropoles.com

GDF faz licitação para três novos hospitais de campanha nesta segunda

A Novacap é a responsável pela contratação de empresa, por menor preço, para montagem das unidades que atenderão pacientes com Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Hospital de Campanha será instalado no Autódromo de Brasília
1 de 1 Hospital de Campanha será instalado no Autódromo de Brasília - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A licitação para montagem dos três novos hospitais de campanha do Distrito Federal está marcada para as 9h desta segunda-feira (22/3). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é a responsável pelo processo de contratação.

Cada unidade deverá dispor de 100 leitos de UTI com suporte ventilatório pulmonar, totalizando 300 vagas a mais para o sistema de saúde da capital do país, que, atualmente, está lotado. Em razão do recrudescimento da pandemia da Covid-19, o governador Ibaneis Rocha (MDB) determinou que as estruturas provisórias fiquem prontas em até 15 dias após a conclusão do pregão eletrônico.

A coluna Janela Indiscreta mostrou, em reportagem publicada na última sexta-feira (19/3), a localização dos novos hospitais, confirmada pela Secretaria de Saúde. Os centros de atendimento provisórios serão instalados no Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet (imagem em destaque), localizado no Plano Piloto; no Centro Olímpico e Paralímpico do Gama e na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia.

O valor estimado é de R$ 7 milhões por lote, para cada unidade provisória, pelo período de 180 dias. O prazo para as respostas encerra-se às 9h desta segunda-feira, data da abertura do pregão eletrônico. A empresa deve ser contratada pelo critério do menor preço.

Espera

A taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltadas para pacientes adultos com Covid-19 na rede pública do Distrito Federal chegou a 96,96%, na manhã de domingo (21/3), segundo o sistema InfoSaúde, do GDF. À tarde, o número baixou para 95,01%. Mesmo assim, a lista de espera por uma vaga em UTIs na capital do país chegou a 402 pacientes, por volta das 16h30.

Apesar de a taxa de ocupação ter baixado em relação ao número da manhã de domingo, que era de 96%, a lista de espera por UTI na rede pública somava 298 pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo novo coronavírus, por volta das 16h. Já a fila por UTIs em geral alcançou a marca de 402 pacientes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?