metropoles.com

GDF estreita laços com governo federal para reforma do Teatro Nacional

Representantes do governo federal e do GDF decidiram criar um comitê para definir regras para repasses de recursos à cultura da capital

atualizado

Compartilhar notícia

Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília
Imagem colorida do Teatro Nacional
1 de 1 Imagem colorida do Teatro Nacional - Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal (GDF) tem estreitado os laços com o governo federal para viabilizar recursos para a reforma do Teatro Nacional. As obras para a restauração do patrimônio, fechado há nove anos, devem custar R$ 250 milhões.

Em reunião realizada no último 25 de setembro, integrantes da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) acertaram a criação de um Comitê de Governança para definir regras e diretrizes para repasses de dinheiro ao DF.

Segundo a Secretaria de Cultura, o objetivo principal do acordo é avançar com a reforma da Sala Martins Pena e viabilizar a captação de dinheiro para a Sala Villa-Lobos, ambas do Teatro Nacional.

Um grupo técnico ficará responsável por aprovar os fluxos de projetos e otimização dos trabalhos relacionados ao Teatro Nacional. O colegiado terá a participação, além da Secretaria de Cultura e da Novacap, do Iphan e da Solé Associados, autora do projeto de restauro. A Novacap deverá fazer a contratação de projetos para as próximas etapas da reforma do espaço.

“O trabalho da Secretaria de Cultura é para que todos os encaminhamentos sejam realizados com a maior brevidade possível, uma vez que há um caminho de diálogo fluido entre a pasta, Ministério da Cultura e Iphan”, informou a secretaria.

Extensão de prazo

Inicialmente, a reforma da Sala Martins Pena, do Teatro Nacional, estava prevista para ser concluída até o meio de 2024.

Porém, no início de setembro, a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), anunciou a extensão do prazo para entrega do espaço, que agora é estimada para o final do ano que vem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?