metropoles.com

GDF envia projeto para atualizar lei de cotas em concursos públicos

Pelo projeto do Executivo, ficam reservados 20% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para pessoas negras e 10% para hipossuficientes.

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Negra - Metrópoles
1 de 1 Negra - Metrópoles - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Um projeto de lei do Executivo enviado à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pretende atualizar a lei de concursos públicos. O texto atualiza a porcentagem de cotas para os certames distritais. A legislação vigente nº 4.949 não define um quantitativo. O PL foi encaminhado nesta terça-feira (3/9).

Pelo texto, ficam reservados 20% das vagas para pessoas com deficiência, 20% para pessoas negras e 10% para hipossuficientes. O objetivo é dar maior segurança jurídica na atuação do gestor quando da nomeação dos candidatos aprovados.

O texto ainda detalha as deficiências e meios para assistir aos candidatos. Por exemplo, um concorrente cego deverá ter acesso a uma prova em braile. O projeto foi encaminhado em caráter de urgência para apreciação dos deputados da CLDF.

Reajuste técnicos de enfermagem

Nesta terça-feira, a câmara aprovou um projeto de autoria do Executivo sobre as sobre as diretrizes orçamentárias de 2024.  O texto autorizou acréscimos de despesas de pessoal de alguns servidores.

O documento garante a reestruturação da carreira dos técnicos em enfermagem, da Secretaria de Saúde (SES-DF), “reduzindo da tabela de verticalização dos 25 padrões atuais para 18” e concede “reajuste salarial de 15%, em três parcelas iguais e sucessivas, a partir de outubro de 2024”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?