GDF diz que força-tarefa zerou fila de laudo para passe livre especial
Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em 1 mês, 3.204 laudos necessários para emissão de passe livre especial foram homologados
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde do DF, informou que a força-tarefa responsável por analisar os laudos para o passe livre especial zerou a fila de espera.
Segundo a pasta informou nesta terça-feira (29/8), o grupo concluiu, no período de um mês, a homologação de 3.204 laudos de pessoas com deficiência que precisam ter acesso ao transporte público de forma gratuita.
Treze médicos participaram da força-tarefa. “Foi um processo detalhado, que exigiu olhar técnico. A meta agora é evitar acúmulos para a concessão de novos passes”, disse a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.
A Secretaria de Saúde informou que a carga horária médica destinada à Secretaria de Pessoa com Deficiência foi reforçada de forma permanente para dobrar a capacidade de homologação dos laudos. Para que o processo seja concluído de forma rápida, agora existe alinhamento com a rede assistencial sobre as informações avaliadas nos relatórios.
“Agora que vencemos a demanda reprimida e reforçamos a equipe, a expectativa é que as homologações ocorram de maneira fluida e contínua”, enfatizou a coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis), Lara Nunes de Freitas Corrêa.
O passe livre especial é concedido às pessoas que possuam insuficiência renal dialítica e cardiopatias crônicas graves, portadores de câncer, de vírus de imunodeficiência humana (HIV), de anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia) e também pessoas com deficiência física, sensorial ou mental.
Para ter acesso ao benefício, o interessado deve fazer a solicitação no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência ou de forma presencial, no posto de atendimento do BRB Mobilidade, na estação do Metrô-DF da 112 Sul.