metropoles.com

GDF diz que força-tarefa zerou fila de laudo para passe livre especial

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em 1 mês, 3.204 laudos necessários para emissão de passe livre especial foram homologados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fotografia colorida mostra cadeirante pegando ônibus em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostra cadeirante pegando ônibus em Brasília - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde do DF, informou que a força-tarefa responsável por analisar os laudos para o passe livre especial zerou a fila de espera.

Segundo a pasta informou nesta terça-feira (29/8), o grupo concluiu, no período de um mês, a homologação de 3.204 laudos de pessoas com deficiência que precisam ter acesso ao transporte público de forma gratuita.

Treze médicos participaram da força-tarefa. “Foi um processo detalhado, que exigiu olhar técnico. A meta agora é evitar acúmulos para a concessão de novos passes”, disse a secretária de Saúde do DF, Lucilene Florêncio.

A Secretaria de Saúde informou que a carga horária médica destinada à Secretaria de Pessoa com Deficiência foi reforçada de forma permanente para dobrar a capacidade de homologação dos laudos. Para que o processo seja concluído de forma rápida, agora existe alinhamento com a rede assistencial sobre as informações avaliadas nos relatórios.

“Agora que vencemos a demanda reprimida e reforçamos a equipe, a expectativa é que as homologações ocorram de maneira fluida e contínua”, enfatizou a coordenadora de Atenção Secundária e Integração de Serviços (Coasis), Lara Nunes de Freitas Corrêa.

O passe livre especial é concedido às pessoas que possuam insuficiência renal dialítica e cardiopatias crônicas graves, portadores de câncer, de vírus de imunodeficiência humana (HIV), de anemias congênitas (falciforme e talassemia) e coagulatórias congênitas (hemofilia) e também pessoas com deficiência física, sensorial ou mental.

Para ter acesso ao benefício, o interessado deve fazer a solicitação no site da Secretaria da Pessoa com Deficiência ou de forma presencial, no posto de atendimento do BRB Mobilidade, na estação do Metrô-DF da 112 Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?