metropoles.com

GDF decreta intervenção imediata no Instituto de Cardiologia

Na noite desta quarta, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, assinou e publicou portaria com diretrizes da intervenção administrativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Deiviane Linhares/Especial Metrópoles
Foto colorida de pessoa com avental e logo do ICTDF
1 de 1 Foto colorida de pessoa com avental e logo do ICTDF - Foto: Deiviane Linhares/Especial Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) decretou, nesta quarta-feira (13/12), a imediata intervenção no Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF), que passa por graves problemas financeiros.

A autorização inicial foi dada por meio de um decreto do governador, Ibaneis Rocha (MDB). Na noite desta quarta, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, assinou e publicou portaria com as diretrizes da intervenção administrativa.

“Fica ordenada a imediata intervenção pública e requisição de todos os bens móveis, imóveis, equipamentos, sistemas, tecnologias, medicamentos, insumos, contratos, convênios, ativos, contas bancárias ou de investimento e demais recursos materiais, humanos ou imateriais necessários à prestação de serviços de saúde, de propriedade, posse direta ou indireta ou guarda do Instituto de Cardiologia e Transplantes”, diz trecho do documento.

Uma força de trabalho foi criada para gerir o instituto. O chefe será o médico Rodrigo de Sousa Conti. Segundo a portaria, não será feita nenhuma demissão ou desligamento de colaboradores a qualquer título, salvo a pedido ou por justa causa.

Motivos

O GDF decretou intervenção no ICTDF após a gestão do instituto informar a suspensão imediata de todos os procedimentos eletivos invasivos que demandam insumos para o transplante de coração e rim por falta de insumos, bem como os procedimentos de transplante de medula óssea e a recusa de recebimento de órgãos para transplantes e a interrupção de procedimentos essenciais.

O instituto é responsável por 85% dos serviços de cardiologia e transplantes.

Com relação à população pediátrica, o atendimento aos cardiopatas (alta complexidade) é realizado 100% através de complementaridade da Rede pelo ICTDF, que, segundo a Secretaria de Saúde, “oferece o tratamento cirúrgico e hemodinâmicos dos cardiopatas com indicação de correção cirúrgica da cardiopatia ou de tratamento hemodinâmico”.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “a gestão informou que haveria descontinuidade do atendimento à população e a Secretaria de Saúde assumiu a gestão para evitar a desassistência”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?