GDF decide antecipar vacinação da área de educação para sexta (21/5)
O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, anunciou a mudança em live realizada junto ao Sinproep, nesta quarta-feira (19/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Prevista para começar nesta quinta-feira (20/5), a vacinação de profissionais da educação do DF havia sido adiada para sábado e, agora, mudou de data novamente: começa na sexta-feira (21/5). O secretário de Educação do DF, Leandro Cruz, fez o anúncio em live realizada junto ao Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinproep), na noite desta quarta-feira (19/5).
De acordo com Leandro Cruz, a campanha de imunização priorizará, a princípio, os trabalhadores da rede pública que estão em regime presencial e os funcionários de creches da rede pública e privada. Como a vacinação será organizada mediante listagem, o profissional será avisado e convocado a comparecer à UBS 1 do Guará para ser imunizado. A unidade fica na QI 6, área Especial, Lote A, Guará 1.
“Mudamos para sexta-feira o início da vacinação. Vamos começar com os nossos trabalhadores da rede pública que estão no presencial e os trabalhadores das creches da rede pública e privada. Queremos voltar ao presencial o quanto antes”, afirmou o secretário na live.
Segundo o titular da pasta distrital, a mudança ocorreu por logística de vacina. “A nossa questão toda é oferta de imunizante”, disse Leandro.
A convocação se dará numa escala de horário e a imunização acontecerá em regime de drive-thru. O gestor da Educação local pontuou também que, a partir da vacinação, começa o trabalho de retomada das aulas presenciais da rede pública. A reabertura vai acontecer paulatinamente, conforme a imunização for avançando. “Tomou a primeira dose da vacina, vamos preparar para retornar à sala de aula”, ressaltou.
O Metrópoles confirmou a antecipação com a Secretaria de Saúde.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que conseguiu antecipar para sexta-feira (21/5) a abertura da vacinação na Unidade Básica de Saúde 1 do Guará, que dispõe de estrutura para receber pedestres e por drive-thru.
O planejamento inicial também previa a aplicação de 300 doses no sábado. Agora, serão disponibilizadas mil unidades do fármaco contra a Covid-19 na sexta-feira, reservadas a trabalhadores de creches públicas e privadas. Para a primeira etapa da vacinação dos profissionais da educação, serão destinadas 5 mil doses de imunizantes, que serão aplicadas ao longo da semana.
A vacinação para esse público não ocorrerá no sábado e domingo, retornando na próxima segunda-feira (24/5) somente na UBS 1 do Guará.