metropoles.com

GDF autoriza treinos e competições esportivas sem público

Novo decreto estabelece regras para competições profissionais e libera futebol amador, além de parques, congressos e feiras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
As mazelas dos campinhos de futebol do DF
1 de 1 As mazelas dos campinhos de futebol do DF - Foto: Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) prepara decreto para liberar mais atividades suspensas desde março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O texto, que será publicado em breve, permitirá a realização de competições e treinos esportivos profissionais, assim como eventos esportivos amadores. Contudo, a presença do público segue vetada.

De acordo com o texto, atletas e demais profissionais deverão respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros em sua rotina diária, exceto durante o treinamento e as competições.

Pessoas com comorbidades para a Covid-19, definidas no Plano de Contingencia da Secretaria de Saúde, não terão acesso aos eventos dessa natureza. Caberá à Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) e à Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, em conjunto com fiscalizações tributária, de defesa do consumidor, da vigilância sanitária e das forças policiais do Distrito Federal, fiscalizarem o cumprimento das medidas e a realização das competições esportivas.

Todas as pessoas que ingressarem nos locais de competição e treinamento deverão ter aferida a temperatura corporal diariamente. Atletas e profissionais que estiverem com febre ou suspeita de infecção pelo novo coronavírus devem ser afastados de imediato.

De acordo com o texto, o uso de máscaras de proteção é obrigatório nos vestiários, onde o tempo de permanência será reduzido, e os locais de competição e treinamento deverão ser previamente desinfectados e higienizados antes do uso.

Atletas no banco de reservas deverão ocupar os espaços de maneira intercalada e usar máscara. Apenas os esportistas em campo e a arbitragem terão permissão para permanecer sem a proteção facial no tempo das competições.

7 imagens
Competições profissionais poderão ser retomadas
Em campo, praticantes poderão estar sem máscaras
Árbitros durante partidas também estão liberados do uso da proteção facial
Prática de futebol amador está liberada

Quem aguarda a vez de jogar, deverá esperar de máscara
1 de 7

Para retomada de competições profissionais, um rígido protocolo sanitário será observado

Divulgação/Orlando Bento/MTC
2 de 7

Competições profissionais poderão ser retomadas

3 de 7

Em campo, praticantes poderão estar sem máscaras

4 de 7

Árbitros durante partidas também estão liberados do uso da proteção facial

5 de 7

Prática de futebol amador está liberada

6 de 7

Quem aguarda a vez de jogar, deverá esperar de máscara

7 de 7

Prática de futebol amador está liberada

Transmissão

Terão acesso aos locais de competição apenas as equipes de transmissão, jornalismo e demais atividades necessárias para a sua execução, em número reduzido de profissionais identificados dentro da área de competição.

A Secretaria de Esporte e Lazer poderá editar normas complementares de protocolos e medidas de segurança específicos, de acordo com as características de cada competição esportiva, respeitados os protocolos gerais e específicos estabelecidos no texto editado pelo Governo do Distrito Federal para reduzir o risco de transmissão da Covid-19.

Por fim, o decreto informa que as competições agropecuárias também devem obedecer aos mesmos protocolos e medidas de segurança. O mesmo texto liberou a retomada de eventos corporativos como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras, além de lazer, com uso de piscinas e saunas. Também será autorizado o uso de Pontos de Encontro Comunitários (PECs), parques de diversão, brinquedotecas e de provadores de roupas em lojas.

Futebol profissional em campo

Em 4 de agosto, o GDF já havia autorizado a retomada do Campeonato Brasiliense e outros torneios de futebol profissional no Distrito Federal, a partir de severo protocolo que obriga a desinfecção de estádios e instalações, o uso de máscara nos vestiários, disponibilidade de álcool em gel, além do veto da presença da torcida, entre outros pontos.

O protocolo aborda desde a obrigação da realização de testes da Covid-19 para atletas e outros profissionais de clubes, até a forma como as equipes terão acesso aos estádios.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?