metropoles.com

CLDF recebe PL que libera venda de bebida alcoólica no Eixão do Lazer

Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer foi apresentado pelo Executivo local e também prevê permissão para presença de food trucks na área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ambulantes no eixao do lazer eixão domingo Brasília Metrópoles 3
1 de 1 Ambulantes no eixao do lazer eixão domingo Brasília Metrópoles 3 - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

O Governo do Distrito Federal (GDF) enviou para votação na Câmara Legislativa (CLDF), em caráter de urgência, dois projetos de lei (PLs) que tratam do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer. Os documentos foram protocolados na Casa nessa sexta-feira (18/10).

A proposta é que haja uma atualização na lei, para permitir a venda de bebidas alcoólicas e de comidas em food trucks no Eixão – que fica fechado aos domingos e feriados para atividades de lazer.

O deputado distrital Ricardo Vale (PT), vice-presidente da CLDF, ficou responsável por articular as duas proposições. A expectativa é que o pedido de urgência para tramitação dos PLs seja considerado pelo Colégio de Líderes ainda nesta segunda-feira (21/10).

“Esse é um passo importante para a apresentação do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer, porque a alteração dessas leis permitirá a venda de bebidas alcoólicas e a presença de food trucks [na área]. Teremos uma regulamentação compatível com a realidade dos brasilienses. Agora, os comerciantes populares estarão contemplados e poderão trabalhar tranquilamente”, destacou o parlamentar.

Regras

Em setembro último, o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou um decreto que tratava da ocupação do Eixão do Lazer. O texto manteve a permissão para manutenção das atividades aos domingos e feriados, das 6h às 18h.

No entanto, a distribuição e venda de produtos como bebidas alcoólicas precisariam ser definidas por meio do Plano de Uso e Ocupação do Eixão do Lazer.

À época, Ibaneis afirmou à coluna Grande Angular, do Metrópoles, que o objetivo do decreto era “organizar a ocupação” da rodovia.

Até que as novas regras sejam aprovadas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) terá de conceder autorizações em caráter provisório para a venda de produtos no Eixão do Lazer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?