metropoles.com

GDF admite erro de leitura de testes positivos para coronavírus

A pasta encontrou falha na leitura de exames com resultado positivo para Covid19 feitos na Uniplan, em Águas Claras, na terça

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Testagem em massa no DF deve ir até o dia 30 de maio
1 de 1 Testagem em massa no DF deve ir até o dia 30 de maio - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Secretaria de Saúde do DF admitiu à coluna Grande Angular, do Metrópoles, que houve erro de leitura de testes com resultado positivo para coronavírus realizados na Uniplan, nessa terça-feira (21/04), primeiro dia de testagem em massa da população do Distrito Federal.

Todas as 20 pessoas que testaram positivo na terça-feira foram convocadas para fazer novo exame na quarta-feira (22/04), de acordo com a pasta. Contudo, a secretaria não informou em quantos desses casos há realmente infecção.

A coluna apurou que entre os que testaram positivo na Uniplan estavam quatro bombeiros militares, que refizeram o teste e tiveram resultado negativo para a doença.

Localizada em Águas Claras, a Uniplan é um dos oito postos de drive thru em que são aplicados testes para o novo coronavírus em pessoas que apresentem sintomas de gripe, incluindo febre.

Só na terça-feira, foram feitos 445 exames na Uniplan. Nessa quarta-feira, dos 732 testes realizados, 12 resultaram positivo.

Em todos os oito postos de atendimento espalhados entre Águas Claras e o Plano Piloto, foram aplicados 6.555 exames nos dois dias de testagem em massa.

Até o fim de maio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) planeja fazer 450 mil testes no DF. “Isso significa um número próximo de 15% da nossa população”, apontou.

Segundo Ibaneis, o mapeamento vai nortear as ações do governo para a reabertura gradual do comércio e das atividades na unidade federativa.

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (23/04), o secretário de Saúde, Francisco Araújo, falou sobre o assunto. Segundo ele, entre 8 mil testes, oito tiveram problemas. Explicou que há um percentual de falso positivo e falso negativo.

“Esse sangue pode coagular de forma que o exame não consiga ler de forma adequada. O percentual foi bastante baixo e os testes com problemas foram repetidos de imediato”, afirmou.

“Nós não trabalhamos com erros. Todo mundo sabe que o teste rápido, é natural que dentro dos testes haja uma leitura que tenha que ser feita, mas não podemos dizer que isso é um erro”, apontou.

Araújo disse que a pasta testa a população para que, no futuro, existam indicadores e segurança. “Dentro de 8 mil testes, encontrar oito com problema é imprudente falar que teve erro e assustar a população”, insistiu.

O que diz o CBMDF

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) confirmou que os quatro bombeiros do quartel de Águas Claras que testaram positivo na terça-feira foram convocados para refazer o teste, que deu negativo na segunda vez.

“A boa notícia motivou a Administração de Águas Claras a intensificar as ações preventivas com adoção de procedimentos de higienização (com água sanitária e cloreto de sódio), que serão feitos em diversos locais da cidade. O serviço será efetuado por equipe contratada pela própria administração, iniciando-se nos quartéis da PMDF e do CBMDF”, destacou a corporação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?