Fumaça no DF: Corpo de Bombeiros orienta o que fazer e evitar
O céu do DF amanheceu com concentração de partículas de fuligem em razão da chegada de fumaça oriunda de incêndios em outros locais do país
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal amanheceu encoberto por fumaça, neste domingo (25/8). Em razão dos possíveis riscos à saúde da concentração de fuligem na atmosfera combinada com a seca, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) deu orientações sobre o que fazer e o que evitar nessa situação.
Segundo o CBMDF, os cidadãos devem evitar atividade física quando houver baixa umidade e comprometimento do ar atmosférico. A corporação também orienta a hidratação contínua ao longo do dia.
Para aliviar o clima seco, a dica é manter o ambiente familiar umedecido com toalhas molhadas.
O céu do DF amanheceu com concentração de partículas de fuligem em razão da chegada de fumaça oriunda de queimadas ocorridas em outros estados, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM) do CBMDF.
O Corpo de Bombeiros disse que, nas últimas 24 horas, registrou 93 ocorrências de incêndios florestais em território brasiliense, mas as chamas foram controladas.
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), também falou sobre o fenômeno, neste domingo. O emedebista disse que o período de seca e calor aumenta o risco de incêndios e pediu ajuda da população para evitar queimadas.
“Nossa equipe está preparada para agir rapidamente, mas a colaboração da população é essencial. Evite fogueiras em locais não permitidos e descarte materiais inflamáveis corretamente”, afirmou Ibaneis.
Em caso de incêndio, ligue 193 para acionar o CBMDF ou envie mensagem para o WhatsApp do Brasília Ambiental, no número 61 99224-7202, destinado a denúncias sobre fogo em unidades de conservação.