metropoles.com

Fumaça no DF: aulas em escolas públicas serão mantidas nesta 2ª (26/8)

Secretaria de Educação do DF informou que, apesar do desconforto respiratório causado pela fumaça, a situação não exige a suspensão das aulas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Fumaça no DF (7)
1 de 1 Fumaça no DF (7) - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

A Secretaria de Educação do Distrito Federal informou que vai manter as aulas nas escolas públicas nesta segunda-feira (26/8). Uma densa camada de fumaça encobriu a cidade neste domingo (25/8) e comprometeu a qualidade do ar.

A decisão foi tomada após conversa entre a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, com o subsecretário do Sistema de Defesa Civil, Evandro Tomaz de Aquino, e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), Coronel Sandro.

As autoridades confirmaram que o nível de alerta está na cor laranja, permitindo a continuidade das atividades escolares.

De acordo com a chefe da pasta, apesar do desconforto respiratório causado pela fumaça, a situação não exige a suspensão das aulas.

“Estamos em alerta laranja, o que indica que as condições ainda permitem a realização das aulas. A recomendação é que as atividades continuem normalmente, mas com monitoramento constante. Se o alerta passar a ser vermelho, suspenderemos as aulas de imediato e comunicaremos à população do Distrito Federal,” afirmou Hélvia.

Ela destacou que a decisão se baseia em dados técnicos e no acompanhamento contínuo da situação ambiental. “Nosso objetivo é garantir que as escolas funcionem de maneira segura. Estamos atentos e preparados para agir rapidamente se a situação se agravar,” afirmou a gestora.

Em situações extremas, as escolas têm autonomia para adaptar suas rotinas. “Cada escola tem suas especificidades, e os gestores têm liberdade para tomar decisões pontuais, sempre em diálogo com a Secretaria de Educação. Estamos trabalhando juntos para garantir um ambiente seguro para nossos alunos,” finalizou Hélvia Paranaguá.

A Secretaria de Educação do DF esclareceu, ainda, que segue monitorando a situação e permanece em comunicação constante com as escolas e autoridades competentes.

6 imagens
Fumaça encobre o Distrito Federal neste domingo (25/8)
O médico deu alguns conselhos para quem está sofrendo com o clima seco
Fumaça em Brasília (DF)
Fumaça encobre o Distrito Federal neste domingo (25/8)
1 de 6

Fumaça encobre o Distrito Federal neste domingo (25/8)

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
2 de 6

Fumaça encobre o Distrito Federal neste domingo (25/8)

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
3 de 6

O médico deu alguns conselhos para quem está sofrendo com o clima seco

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

5 de 6

Fumaça em Brasília (DF)

6 de 6

Fumaça encobre o Distrito Federal neste domingo (25/8)

Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela

Confira orientações da pasta: 

– Manter os bebedouros em boas condições de funcionamento, com atenção à higiene e à qualidade da água oferecida;
– Orientar os estudantes a trazerem sua garrafinha de água para a escola e a não compartilhá-la com colegas, evitando assim a propagação de gripes e resfriados;
– Incentivar o consumo regular de água pelos alunos durante o período escolar;
– Evitar a realização de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h;
– Assegurar que as salas de aula estejam sempre bem ventiladas;
– Reforçar as medidas de higiene em todos os ambientes escolares, incluindo pátios, sanitários e salas de aula.

Fumaça avança pelo país

A preocupação com a fumaça das queimadas não é exclusiva do Distrito Federal. Diversos estados brasileiros estão enfrentando problemas semelhantes.

Tanto a capital federal quanto as capitais goiana e mineira estão há mais de 100 dias sem chuvas. Especialistas alertaram que a fumaça deveria avançar sobre o centro do país neste fim de semana, transportada pelo vento, em decorrência da quantidade elevada de queimadas, especialmente no Pantanal, na Amazônia e na Região Sudeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), esta é a temporada com o maior registro de focos de queimadas em 17 anos, situação agravada pela seca que castiga mais de mil cidades brasileiras.

Em Ribeirão Preto (SP), a prefeitura anunciou a suspensão das aulas em todas as escolas municipais nesta segunda-feira (26/8) por causa das queimadas que atingiram a região nos últimos dias.

Segundo a Secretaria de Educação, a decisão foi tomada após terem constatado um grande acúmulo de fuligem nas escolas, o que poderia prejudicar a saúde das crianças e funcionários.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?