Fred Linhares se une a parlamentares contra decreto: “Se não gosta de armas, não tenha”
Deputado federal eleito pelo DF disse que apresentará projeto de lei para regulamentar “o direito à autodefesa”
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal eleito Fred Linhares (Republicanos-DF) se uniu a outros parlamentares de oposição que são contra as medidas antiarmamentistas do presidente Lula (PT), assinadas no início desta semana.
O deputado disse que vai apresentar um projeto de lei para “regulamentar o direito à autodefesa”. Fred Linhares afirmou que levará à Câmara Federal as reivindicações dos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs), bem como de “representantes da sociedade civil que apoiam o direito à autodefesa”.
“Defendo que, aqueles que tenham interesse em se autodefender e preenchem os requisitos exigidos em lei tenham esse direito de escolha. Para aqueles que não tenham esse interesse, não tenham armas. Como eu sempre digo: ‘Se você não gosta de armas, não tenha. Mas não tire o direito daqueles que pensam diferente de você'”, argumentou Fred Linhares.
Lula assinou decreto que suspende registros para compra e transferência de armas e munições por CACs. O texto também reduz a quantidade de munição de uso permitido. Outra medida definida pelo petista foi a suspensão da concessão de autorizações para abertura de clubes e escolas de tiro.
Parlamentares da oposição querem derrubar o decreto por meio de projetos de decreto legislativo (PDLs). O senador Marcos do Val (Podemos-ES) já protocolou uma proposta que susta a aplicação do ato presidencial.