metropoles.com

Filipe Martins burlou sistema migratório ao viajar para os EUA, diz PF

O ex-assessor internacional Filipe Martins é suspeito de entregar minuta para golpe de Estado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Filipe Martins
1 de 1 Filipe Martins - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Filipe Martins, ex-assessor internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) preso na manhã desta quinta-feira (8/2), “burlou sistema migratório”, segundo a Polícia Federal.

O ex-assessor viajou a bordo do avião presidencial para Orlando, nos Estados Unidos, em 30 de dezembro de 2022, “sem realizar o procedimento de saída com o passaporte em território nacional”.

“A burla ao sistema migratório caracteriza elemento essencial para auferir o dolo do investigado em se furtar a aplicação da lei penal”, disse a PF em trecho citado na decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que autorizou a megaoperação contra aliados de Bolsonaro nesta quinta-feira (8/2).

Filipe Martins teria sido o responsável por apresentar a Bolsonaro uma minuta de decreto para executar um golpe de Estado, com base em supostas interferências do Poder Judiciário no Executivo.

O documento também pretendia decretar a prisão de diversas autoridades, como os ministros Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O ex-assessor internacional de Bolsonaro foi preso pela PF em Ponta Grossa, no Paraná. Conforme mostrou a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, as autoridades demoraram a obter o paradeiro de Filipe Martins.

Antes das diligências da PF, nem o ministro Alexandre de Moraes sabia dizer onde Martins estava. Moraes comentou com os parlamentares que lhe entregaram o relatório final da CPMI do 8 de Janeiro, em outubro, que só havia obtido informações sobre Martins pela imprensa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?