Esquerda tenta se fortalecer e indica candidatura majoritária de Kokay
Deputados, presidente regional e lideranças do PSol anunciaram apoio a projeto político da atual deputada federal Erika Kokay (PT-DF)
atualizado
Compartilhar notícia
Após não conseguir se eleger para cargos majoritários no último pleito, a esquerda no Distrito Federal tenta se fortalecer para as eleições de 2026. Nesta terça-feira (5/11), parlamentares e lideranças dos partidos dos Trabalhadores (PT) e Socialismo e Liberdade (PSol) se reuniram para indicar uma possível aliança em torno da candidatura de Erika Kokay, atualmente deputada federal pela capital do país.
Kokay é cotada como provável candidata ao Senado ou ao Governo do Distrito Federal (GDF). Porém, eventual candidatura dela ainda depende de acordos políticos que serão construídos até 2026.
Além de Kokay e dos deputados distritais Fábio Felix (PSol) e Max Maciel (PSol), estavam entre os participantes do encontro desta terça-feira (5/11): a presidente do PSol-DF, Giulia Tadini; a ex-deputada federal Maninha; Toninho e Keka Bagno, ex-candidatos ao Governo do Distrito Federal (GDF); e Pedro Ivo e Marivaldo Pereira, que concorreram ao Senado.
“Erika Kokay é uma liderança histórica de nossa cidade, e nós, do PSol, sinalizamos que a candidatura dela tem nosso respeito e todas as condições para [receber] apoio. É fundamental que tenhamos uma postulante com a envergadura dela para fazer frente ao projeto da extrema direita no Distrito Federal. A população clama por mudanças e, sem dúvidas, ela reúne os atributos necessários para encabeçar o projeto da esquerda”, declarou Fábio Felix.
A presidente do PSol no DF completou: “A esquerda do DF precisa apresentar um programa de esquerda e de transformação profunda. Sem medo disso e de disputar as pautas. O nome da Erika tem potencial de animar a militância e vocalizar esse programa na disputa majoritária”.