metropoles.com

Esplanada será dividida entre grupos pró-Bolsonaro e contra governo federal

A via será bloqueada para o tráfego de veículos a partir das 23h59 deste sábado (20/06). PMDF fará revista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Esplanada fechada após ameaca a bispo
1 de 1 Esplanada fechada após ameaca a bispo - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Esplanada dos Ministérios será dividida, neste domingo (21/06), para abrigar manifestantes a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e contra o governo federal. A via vai ser bloqueada para veículos a partir das 23h59 deste sábado (20/06).

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) disse, em nota, que os grupos favoráveis ao governo federal ficarão do lado direito da Esplanada. Eles se concentrarão no Museu da República e seguirão até o Ministério da Saúde, de onde farão a volta pela mesma rota.

Quem for protestar contra o governo Bolsonaro deverá ficar do lado esquerdo da Esplanada. O ato terá início no Teatro Nacional e seguirá até o Ministério da Justiça.

Haverá revista no local. Segundo a PMDF, os pontos para verificação serão nos viadutos de acesso à S1 e N1, por onde os manifestantes terão acesso à Esplanada dos Ministérios. A corporação disse que acompanhará todo o protesto.

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) disse que as forças de segurança continuarão a fazer a vigilância e a segurança da Esplanada dos Ministérios “24 horas por dia”.

“A atuação será conjunta entre os diversos órgãos envolvidos. O acompanhamento de todas as manifestações será feito de maneira integrada pelas forças de segurança e por outros órgãos de governo”, assinalou.

Saiba mais sobre as manifestações: 

4 imagens
Perfil de Sara Winter fala sobre manifestação na Esplanada dos Ministérios neste domingo (21/06)
Grupo 300 do Brasil canta hinos e faz um tiro ao alvo com balões de água em fotos de ex-ministros e deputados que se distanciaram de Bolsonaro
1 de 4

Manifestantes convocam ato contra racismo e fascismo para este domingo (21/06), na Esplanada dos Ministérios

2 de 4

Perfil de Sara Winter fala sobre manifestação na Esplanada dos Ministérios neste domingo (21/06)

Reprodução/Twitter
3 de 4

Grupo 300 do Brasil canta hinos e faz um tiro ao alvo com balões de água em fotos de ex-ministros e deputados que se distanciaram de Bolsonaro

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Hugo Barreto/Metrópoles
Atos convocados

A SSP-DF disse que foram cadastradas três manifestações para este domingo, a partir das 9h. Por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB), agora, só serão realizados protestos na Esplanada dos Ministérios com a autorização prévia da pasta.

Um dos protestos será de apoiadores do presidente do país. O perfil no Twitter da líder do acampamento “300 do Brasil”, Sara Winter, disse que a prisão da ativista foi prorrogada para que ela não participasse do ato deste domingo. Ela foi detida na terça-feira (16/06) e sua prisão foi estendida, nesta sexta (19/06), por mais cinco dias.

“Não estarei, mas peço que vocês estejam por mim. Peço aos patriotas que ergam a sua voz na Esplanada por Justiça. Sejam a minha voz. Domingo vai ser gigante”, afirmou o perfil em postagem dessa sexta.

Manifestantes do grupo Unidos pela Democracia, que se dizem contra o racismo e o fascismo, também marcaram um ato para a Esplanada, a partir das 9h, com concentração no Teatro Nacional.

Na divulgação da manifestação, os organizadores alertam que o uso de máscara facial é obrigatório.

Trânsito

A Via N2 permanecerá aberta, de acordo com a PMDF. A S2 será fechada da Procuradoria-Geral da República (PGR) até o Itamaraty. Já a N1 e a S1 serão bloqueadas até o Palácio do Planalto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?