Esperando 250 mil doses a mais, GDF estuda vacinar a partir de 30 anos
GDF e MP pediram ao Ministério da Saúde envio de mais vacinas contra a Covid-19. Expectativa é que o primeiro lote chegue nesta sexta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal espera receber 250 mil doses a mais de vacina contra a Covid-19, além do repasse normalmente feito pelo governo federal. Segundo fontes do GDF, a negociação com o Ministério da Saúde está avançada. A expectativa é que a primeira remessa, com 50 mil imunizantes, chegue na sexta-feira (16/7).
Nos cálculos preliminares do GDF, a partir desse envio de doses extras, seria possível reduzir a faixa etária de vacinação para 30 anos. Atualmente, no critério por idade, a campanha na capital federal contempla pessoas com 41 anos ou mais, mediante agendamento.
O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) solicitaram ao Ministério da Saúde 250 mil doses a mais de vacina contra o novo coronavírus.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, em publicação no Twitter, que 16% dos imunizantes aplicados no DF foram direcionados a moradores de outros estados. Mais de 120 mil pessoas que residem em outras unidades da Federação se vacinaram na capital do país, de acordo com o GDF.
Segundo o MPDFT, o público-alvo que compõe os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foi subestimado no DF. Ou seja, no que se refere a integrantes de forças de segurança, salvamento e profissionais da área de saúde que não são vinculados a conselhos, a quantidade de doses distribuída foi insuficiente para atender à demanda.
O Ministério da Saúde não retornou o contato da reportagem sobre o assunto. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.
Imunização
Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 foram imunizadas com a segunda aplicação, e 33.729 tomaram a dose única (vacina da Janssen).
O Distrito Federal atingiu, na segunda-feira (12/7), a marca de 100% de imunização completa contra a Covid-19 da população estimada de 70 anos ou mais – ou seja, 100% desse público concluiu o esquema vacinal, com a aplicação das duas doses. A informação é da Secretaria de Saúde.
Ao todo, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF soma 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.
O percentual de imunizados ultrapassa 100% nos grupos acima de 70 anos, por conta da aplicação de doses em pessoas de outras unidades da Federação que se vacinaram no DF – um quantitativo além do previsto.
Nos grupos de 60 a 64 anos, e de 65 a 69 anos, a cobertura ultrapassa 90% com a primeira dose. A vacinação desse público começou em abril, e julho será o mês em que a maior parte desses cidadãos deve receber a segunda dose.