metropoles.com

Esperando 250 mil doses a mais, GDF estuda vacinar a partir de 30 anos

GDF e MP pediram ao Ministério da Saúde envio de mais vacinas contra a Covid-19. Expectativa é que o primeiro lote chegue nesta sexta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinicius de Melo/Agência Brasília
Vacina contra a Covid-19
1 de 1 Vacina contra a Covid-19 - Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

O Governo do Distrito Federal espera receber 250 mil doses a mais de vacina contra a Covid-19, além do repasse normalmente feito pelo governo federal. Segundo fontes do GDF, a negociação com o Ministério da Saúde está avançada. A expectativa é que a primeira remessa, com 50 mil imunizantes, chegue na sexta-feira (16/7).

Nos cálculos preliminares do GDF, a partir desse envio de doses extras, seria possível reduzir a faixa etária de vacinação para 30 anos. Atualmente, no critério por idade, a campanha na capital federal contempla pessoas com 41 anos ou mais, mediante agendamento.

O secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) solicitaram ao Ministério da Saúde 250 mil doses a mais de vacina contra o novo coronavírus.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, em publicação no Twitter, que 16% dos imunizantes aplicados no DF foram direcionados a moradores de outros estados. Mais de 120 mil pessoas que residem em outras unidades da Federação se vacinaram na capital do país, de acordo com o GDF.

Segundo o MPDFT, o público-alvo que compõe os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação foi subestimado no DF. Ou seja, no que se refere a integrantes de forças de segurança, salvamento e profissionais da área de saúde que não são vinculados a conselhos, a quantidade de doses distribuída foi insuficiente para atender à demanda.

4 imagens
Vacinas de Brasília são repassadas pelo Ministério da Saúde
Professores foram vacinados no DF
1 de 4

População com 18 e 19 anos poderá se vacinar na terça-feira

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Vacinas de Brasília são repassadas pelo Ministério da Saúde

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 4

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
4 de 4

Professores foram vacinados no DF

Arthur Menescal/Especial Metrópoles

O Ministério da Saúde não retornou o contato da reportagem sobre o assunto. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Imunização

Até o momento, 1.081.636 pessoas receberam a primeira dose, 368.426 foram imunizadas com a segunda aplicação, e 33.729 tomaram a dose única (vacina da Janssen).

O Distrito Federal atingiu, na segunda-feira (12/7), a marca de 100% de imunização completa contra a Covid-19 da população estimada de 70 anos ou mais – ou seja, 100% desse público concluiu o esquema vacinal, com a aplicação das duas doses. A informação é da Secretaria de Saúde.

Ao todo, segundo a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF soma 142.131 indivíduos com 70 anos ou mais.

O percentual de imunizados ultrapassa 100% nos grupos acima de 70 anos, por conta da aplicação de doses em pessoas de outras unidades da Federação que se vacinaram no DF – um quantitativo além do previsto.

Nos grupos de 60 a 64 anos, e de 65 a 69 anos, a cobertura ultrapassa 90% com a primeira dose. A vacinação desse público começou em abril, e julho será o mês em que a maior parte desses cidadãos deve receber a segunda dose.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?