metropoles.com

“Envergonhado”, diz presidente da CLDF sobre comentário de Rui Costa, que chamou Brasília de “ilha da fantasia”

Pela redes, Wellington Luiz (MDB) emitiu comunicado, neste domingo (4/6), e classificou a fala do ministro da Casa Civil como “lamentável”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
wellington luiz
1 de 1 wellington luiz - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB-DF) se pronunciou sobre as falas do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre a capital do país. Pela redes sociais, o distrital emitiu um comunicado, na noite deste domingo (4/6), considerou o episódio como “lamentável” e disse se sentir “envergonhado”.

As declarações de Rui Costa ocorreram durante um evento em Itaberaba (BA), na última sexta-feira (2/6), O ministro disse que Brasília é uma “ilha da fantasia” e que “aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”.

O comentário gerou repercussões negativas entre políticos do Distrito Federal, incluindo o governador Ibaneis Rocha (MDB). Deputados distritais da CLDF enviaram, na noite deste domingo, um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pedindo a demissão do ministro.

“Acordamos extremamente estarrecidos, envergonhados com o que vimos e ouvimos do senhor ministro Rui Costa. É lamentável que alguém que ocupe uma posição tão importante não conheça a capital de todos os Brasileiros e a chame de ‘ilha da fantasia'”, afirma.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Wellington Luiz continua seu comentário, alegando que o ministro se limita a conhecer os hotéis de luxo e restaurantes caros da capital federal. e não a realidade do “povo trabalhador”.

4 imagens
Lula e Rui Costa, em reunião ministerial de abril de 2023
Rui costa
Ministro da Casa Civil, Rui costa, faz discurso
1 de 4

Ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, no CCBB / Metrópoles

Deborah Hana Cardoso / Metrópoles
2 de 4

Lula e Rui Costa, em reunião ministerial de abril de 2023

Ricardo Stuckert/PR
3 de 4

Rui costa

Divulgação/GOVBA
4 de 4

Ministro da Casa Civil, Rui costa, faz discurso

Vinícius Schmidt/Metrópoles

“É uma pena mesmo e tenho certeza absoluta que o presidente Lula e a maioria dos ministros não comungam do seu pensamento”, disse.

O presidente da CLDF aproveita para convidar Rui Costa e sua assessoria a conhecer a capital federal. “Com seus problemas, mas com muita coisa boa para se ver. Tenho certeza que o senhor vai mudar o seu pensamento. Pensamento esse que, enquanto brasileiro, o senhor me envergonha”, completa.

Veja fala completa:

“Ilha da fantasia”

Na última sexta-feira (2/6), o ministro da Casa Civil disse também que “era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, declarou o ministro.

Mais cedo, o governador Ibaneis Rocha saiu em defesa de Brasília. “Ele é um idiota completo. Não merecia estar onde se encontra. Agora já sabemos de onde vem o ataque contra o Fundo Constitucional”, afirmou o governador à coluna Grande Angular.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?