Energia recuperada de “gatos” no DF abasteceria toda a população por 3 dias
A Neoenergia Distribuição Brasília informou ter recuperado 44 milhões de KWh de energia elétrica no 1º semestre de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O volume de energia recuperado de “gatos” no Distrito Federal durante o 1º semestre de 2021 seria suficiente para abastecer toda a população da capital do país, de aproximadamente 3 milhões de habitantes, por três dias. Os desvios de energia identificados foram cometidos por cidadãos que não são clientes regulares ou por aqueles que fazem algum tipo de fraude para o consumo não ser medido por completo.
A Neoenergia Distribuição Brasília informou, nesta segunda-feira (2/8), ter recuperado 44 milhões de KWh de energia elétrica no 1º semestre de 2021. Segundo a empresa, o resultado é 178% superior ao registrado em todo o ano de 2020.
A distribuidora de energia detalhou ter conseguido combater os furtos por meio de ações de prevenção, regularização de clientes clandestinos, fiscalização, substituição de medidores e uso de tecnologia para evitar fraudes.
A Neoenergia realizou, aproximadamente, 20 mil inspeções entre janeiro e julho deste ano. No período, foram substituídos 4,4 mil medidores obsoletos ou com defeito. “Com aparelhos mais modernos e inteligência no cruzamento de dados, a concessionária reforça o controle, evitando desvios”, ressaltou a empresa.
O diretor-superintendente de Relacionamento com o Cliente da Neoenergia Brasília, Gustavo Alvares, afirmou que a empresa pretende aumentar o ritmo das inspeções nos próximos meses. “Considerando o período, temos uma marca histórica de recuperação de energia em Brasília. O montante recorde é resultado de ações de inteligência, associadas a operações estratégicas de campo e com a colaboração de todas as áreas da empresa”, destacou.
Mais de 13 mil clientes clandestinos, que não tinham medidores de energia, foram regularizados. A Neoenergia alertou que os desvios de energia prejudicam todos os clientes: “As modificações inapropriadas na rede trazem riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores”.
“Por isso, a Neoenergia Brasília reforça a importância de denunciar fraudes. As denúncias são feitas na central de teleatendimento da distribuidora, por meio do telefone gratuito 116”, frisou.
Segundo a empresa, os clientes irregulares podem fazer a solicitação de regularização diretamente com a concessionária, preenchendo o formulário on-line disponível no site oficial.