metropoles.com

Em 7 dias, TRE derruba 13 propagandas de Grass a pedido de Ibaneis

Apenas nesta sexta-feira (23/9), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão de duas propagandas do candidato do PV

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
Montagem com os candidatos ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass (PV) e Ibaneis Rocha (MDB) frente a frente - Metrópoles
1 de 1 Montagem com os candidatos ao governo do Distrito Federal, Leandro Grass (PV) e Ibaneis Rocha (MDB) frente a frente - Metrópoles - Foto: Arte/Metrópoles

Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou que Leandro Grass (PV), candidato da Federação PT-PV-PCdoB ao governo do DF, retire do ar 13 propagandas eleitorais. Todas as decisões atenderam a pedidos da coligação Unidos pelo DF, que tem o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) como cabeça de chapa.

Apenas nesta sexta-feira (23/9), a Justiça Eleitoral suspendeu duas propagandas do candidato do PV. A primeira decisão foi em relação a uma mensagem veiculada na rádio, em que Grass diz que Ibaneis não cumpriu promessas de campanha de 2018.

O desembargador eleitoral Fabrício Bezerra entendeu que a veiculação da propaganda “pode influenciar eleitores com base em propaganda irregular, o que deve ser evitado”.

“Portanto, presentes os pressupostos que autorizam a concessão da medida de urgência, defiro a tutela para determinar a suspensão imediata da divulgação da propaganda impugnada no rádio. Em caso de descumprimento, fixo a multa diária no valor de R$ 10 mil”, diz o magistrado na decisão.

TRE determina remoção de vídeo no YouTube de Grass que ataca Ibaneis

Outra decisão desta sexta estabelece que Grass retire uma propaganda das televisões, pois a peça não apresenta explicitamente o nome da candidata a vice da chapa. Nesta, Ibaneis chegou a pedir direito de resposta, pois Grass afirma que o governador “enviou R$ 7 milhões do orçamento secreto ao Piauí”. Esse pedido, porém, foi negado pelo TRE-DF.

Posicionamentos

Procurado, o advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, comemorou os resultados. “A autoridade da Justiça Eleitoral vem sendo corajosamente afrontada pela campanha do adversário. A opção pela desinformação ao eleitor é sem precedentes na história recente das eleições no Distrito Federal e merecerá, nos termos da lei, a reprimenda adequada”, destacou.

A defesa de Grass afirmou que cumpre todas as determinações. “Ibaneis contratou um batalhão de advogados para tentar protegê-lo de acusações e críticas. Foge dos debates e quer ganhar eleição no tapetão. Não vamos mais comentar cada uma da enxurrada de ações dele. Quando discordamos da sentença do TRE, recorremos. Todas as decisões estão sendo cumpridas”, reforçou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?