Em 7 dias, TRE derruba 13 propagandas de Grass a pedido de Ibaneis
Apenas nesta sexta-feira (23/9), a Justiça Eleitoral determinou a suspensão de duas propagandas do candidato do PV
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) determinou que Leandro Grass (PV), candidato da Federação PT-PV-PCdoB ao governo do DF, retire do ar 13 propagandas eleitorais. Todas as decisões atenderam a pedidos da coligação Unidos pelo DF, que tem o candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) como cabeça de chapa.
Apenas nesta sexta-feira (23/9), a Justiça Eleitoral suspendeu duas propagandas do candidato do PV. A primeira decisão foi em relação a uma mensagem veiculada na rádio, em que Grass diz que Ibaneis não cumpriu promessas de campanha de 2018.
O desembargador eleitoral Fabrício Bezerra entendeu que a veiculação da propaganda “pode influenciar eleitores com base em propaganda irregular, o que deve ser evitado”.
“Portanto, presentes os pressupostos que autorizam a concessão da medida de urgência, defiro a tutela para determinar a suspensão imediata da divulgação da propaganda impugnada no rádio. Em caso de descumprimento, fixo a multa diária no valor de R$ 10 mil”, diz o magistrado na decisão.
TRE determina remoção de vídeo no YouTube de Grass que ataca Ibaneis
Outra decisão desta sexta estabelece que Grass retire uma propaganda das televisões, pois a peça não apresenta explicitamente o nome da candidata a vice da chapa. Nesta, Ibaneis chegou a pedir direito de resposta, pois Grass afirma que o governador “enviou R$ 7 milhões do orçamento secreto ao Piauí”. Esse pedido, porém, foi negado pelo TRE-DF.
Posicionamentos
Procurado, o advogado de Ibaneis, Bruno Rangel, comemorou os resultados. “A autoridade da Justiça Eleitoral vem sendo corajosamente afrontada pela campanha do adversário. A opção pela desinformação ao eleitor é sem precedentes na história recente das eleições no Distrito Federal e merecerá, nos termos da lei, a reprimenda adequada”, destacou.
A defesa de Grass afirmou que cumpre todas as determinações. “Ibaneis contratou um batalhão de advogados para tentar protegê-lo de acusações e críticas. Foge dos debates e quer ganhar eleição no tapetão. Não vamos mais comentar cada uma da enxurrada de ações dele. Quando discordamos da sentença do TRE, recorremos. Todas as decisões estão sendo cumpridas”, reforçou.