metropoles.com

Em 5 anos, CLDF aprovou 1.039 leis; 46 foram derrubadas na Justiça

Entre leis complementares e ordinárias, CLDF aprovou mais de mil normas em 5 anos. Ao todo, 46 tinham alguma inconstitucionalidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Plenário da CLDF - Metrópoles
1 de 1 Plenário da CLDF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou 1.039 leis entre 2019 e 2023. Ao todo, 46 foram declaradas total ou parcialmente inconstitucionais e acabaram derrubadas. O número corresponde a 4% das normas aprovadas na Casa, o que vem sendo ressaltado em reuniões entre os deputados distritais e o Governo do DF (GDF).

A inconstitucionalidade, em outras palavras, significa que a lei aprovada tem uma desconformidade com a Constituição. Recentemente, os parlamentares derrubaram 64 vetos do GDF a projetos de lei da Câmara Legislativa, mas o Buriti reagiu prometendo entrar na Justiça com Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adin) para derrubar as leis promulgadas. A alegação é de que os textos invadem competências exclusivas do Poder Executivo.

É nesse cenário que surgem diálogos entre deputados e GDF. Nessa segunda-feira (11/3), houve uma reunião de distritais com o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, para buscar soluções. A promessa do governo foi avaliar com cuidado cada legislação. Desde fevereiro, quando a CLDF derrubou vetos de Ibaneis Rocha (MDB), o Distrito Federal passou a ter 64 novas leis, que agora são alvo de debates jurídicos.

Dados da Câmara

Levantamentos da Câmara Legislativa dos últimos 5 anos mostram 1.222 normas aprovadas. São 967 Leis Ordinárias, 72 Leis Complementares, 146 Decretos Legislativos, 11 Emendas à Lei Orgânica e 26 Resoluções. De todas elas, 48 foram declaradas total ou parcialmente inconstitucionais. A maior parte tinham artigos que eram irregulares, segundo a Constituição, e a inconstitucionalidade não dizia respeito a todo o texto.

Já na legislatura entre os anos de 2015 a 2018, foram 1.120 normas aprovadas pelos deputados distritais. Desse total, 110 foram declaradas total ou parcialmente inconstitucionais pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) ou Supremo Tribunal Federal (STF), o que representa 9,82% de inconstitucionalidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?