metropoles.com

Eleições para Reitoria da UnB avançam para o segundo turno

As chapas 90 e 93, encabeçadas por Olgamir Amancia e Rozana Reigota, respectivamente, irão para o 2º turno, nos dias 3 e 4 de setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles
Murilo Melo Filho, ex-pofessor da UnB
1 de 1 Murilo Melo Filho, ex-pofessor da UnB - Foto: Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

As professoras Olgamir Amancia Ferreira e Rozana Reigota Naves disputarão o segundo turno das eleições para escolha da próxima reitora e do novo vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB).

O primeiro turno da votação ocorreu na terça (20/8) e na quarta-feira (21/8) por meio da consulta feita a professores, técnicos e alunos da instituição.

A apuração dos votos durou mais de 16 horas e foi concluída na madrugada desta sexta-feira (23/8). Três chapas concorreram aos cargos de reitora e vice-reitor da UnB.

A apuração foi feita pelos membros da Comissão Organizadora da Consulta (COC), que é composta por representantes das entidades dos três setores da universidade, sendo os técnico-administrativo (Sintfub), docentes (ADUnB) e estudantes (DCE-Honestino Guimarães). Além das candidatas, candidatos, fiscais e representantes das chapas.

O segundo turno entre as chapas 93 e 90 será nos dias 3 e 4 de setembro.

O resultado da eleição feita pela comunidade acadêmica da UnB será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele tem autonomia para escolher qualquer uma das três chapas, embora a tradição seja nomear a mais votada.

As chapas são:

A UnB que Queremos
Candidata a reitora: Fátima Sousa
Candidato a vice-reitor: Paulo Celso

Pensar e Fazer UnB
Candidata a reitora: Olgamir Amancia Ferreira
Candidato a vice-reitor: Gustavo Adolfo Sierra Romero

UnB: Participar e Transformar
Candidata a reitora: Rozana Naves
Candidato a vice-reitor: Márcio de Farias

3 imagens
Olgamir Amancia e Gustavo Romero
Rozana Naves e Márcio de Farias
1 de 3

Paulo Celso e Fátima Sousa

Instagram/Reprodução
2 de 3

Olgamir Amancia e Gustavo Romero

Instagram/Reprodução
3 de 3

Rozana Naves e Márcio de Farias

Reprodução/Instagram
Perfis

Enfermeira sanitarista e pesquisadora, Fátima Sousa é professora da UnB, onde também atuou como diretora da Faculdade de Ciências da Saúde. Nas eleições de 2018, foi candidata a governadora pelo PSol, obteve 65.648 votos e ficou em sétimo lugar na disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Olgamir Amancia Ferreira é professora associada do curso de licenciatura em Ciências Naturais, no campus de Planaltina, e coordenadora do Projeto de Extensão e Ação Contínua Educação Ambiental no Parque Recreativo Sucupira. Ela atuou como secretária da Mulher do Distrito Federal durante o governo de Agnelo Queiroz (PT) e foi candidata a vice-governadora do DF nas eleições de 2022 pelo PCdoB, na chapa encabeçada por Leandro Grass (Rede).

Rozana Naves é professora e pesquisadora do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP). Foi diretora do Instituto de Letras e atuou como decana de Administração, além de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?