Eleições: oposição reúne quatro partidos com foco no Palácio do Buriti
Como oposição ao governo Ibaneis, grupo trabalha para construir candidatura única que represente o campo da esquerda no pleito deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
Dirigentes dos partidos PCdoB, PV, PSB e PT no Distrito Federal se reuniram, nessa quinta-feira (3/3), na sede do Partido Verde (PV), para acelerar o diálogo visando à construção de uma agenda e um programa comum com foco no Palácio do Buriti. Como oposição ao governo Ibaneis Rocha (MDB), o grupo trabalha para encontrar uma candidatura única que represente o campo da esquerda nas eleições deste ano.
“É muito importante que o campo progressista consiga sair unido. Acredito que demos um importante passo nesta construção de uma ampla frente para governar o Distrito Federal”, considera Rodrigo Dias, presidente do PSB no DF.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (4/3), os partidos defendem uma gestão que leve à frente “um avançado programa de reconstrução das políticas públicas, de geração de emprego e renda, de superação da extrema-pobreza e da fome, de preservação das nossas empresas públicas”.
PT, PSB, PCdoB e PV voltam a negociar federação partidária de esquerda
Troca-troca no cenário do DF
Diante da polarização política que se intensifica para as eleições deste ano, políticos de esquerda e de direita no DF já protagonizam um troca-troca de partidos. Segundo levantamento feito pelo Metrópoles, metade dos deputados federais e dois dos três senadores que representam a capital no Congresso Nacional avaliam trocar ou já acertaram mudança de partido em 2022. Na Câmara Legislativa (CLDF), as mudanças ocorrem em menor número.
O mês de março é decisivo na escolha de legendas, principalmente para deputados federais e distritais, por se tratar da chamada “janela partidária”. Este é o momento, que começa no dia 3 e termina em 1° de abril, em que eleitos com votos proporcionais podem trocar de legenda sem sofrerem perda de mandato.