metropoles.com

Eleições: oposição reúne quatro partidos com foco no Palácio do Buriti

Como oposição ao governo Ibaneis, grupo trabalha para construir candidatura única que represente o campo da esquerda no pleito deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Brasília
Prédio público
1 de 1 Prédio público - Foto: Agência Brasília

Dirigentes dos partidos PCdoB, PV, PSB e PT no Distrito Federal se reuniram, nessa quinta-feira (3/3), na sede do Partido Verde (PV), para acelerar o diálogo visando à construção de uma agenda e um programa comum com foco no Palácio do Buriti. Como oposição ao governo Ibaneis Rocha (MDB), o grupo trabalha para encontrar uma candidatura única que represente o campo da esquerda nas eleições deste ano.

“É muito importante que o campo progressista consiga sair unido. Acredito que demos um importante passo nesta construção de uma ampla frente para governar o Distrito Federal”, considera Rodrigo Dias, presidente do PSB no DF.

3 imagens
Ibaneis Rocha, governador do DF
1 de 3

Reunião de representantes do PV, PCdoB, PT e PSB

Divulgação
2 de 3

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 3

Ibaneis Rocha, governador do DF

Hugo Barreto/Metrópoles

Em nota divulgada nesta sexta-feira (4/3), os partidos defendem uma gestão que leve à frente “um avançado programa de reconstrução das políticas públicas, de geração de emprego e renda, de superação da extrema-pobreza e da fome, de preservação das nossas empresas públicas”.

PT, PSB, PCdoB e PV voltam a negociar federação partidária de esquerda

Troca-troca no cenário do DF

Diante da polarização política que se intensifica para as eleições deste ano, políticos de esquerda e de direita no DF já protagonizam um troca-troca de partidos. Segundo levantamento feito pelo Metrópoles, metade dos deputados federais e dois dos três senadores que representam a capital no Congresso Nacional avaliam trocar ou já acertaram mudança de partido em 2022. Na Câmara Legislativa (CLDF), as mudanças ocorrem em menor número.

O mês de março é decisivo na escolha de legendas, principalmente para deputados federais e distritais, por se tratar da chamada “janela partidária”. Este é o momento, que começa no dia 3 e termina em 1° de abril, em que eleitos com votos proporcionais podem trocar de legenda sem sofrerem perda de mandato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?