Eleições OAB-DF: Renata Amaral e aliados se unem a Paulo Maurício
Renata Amaral era pré-candidata a presidente da OAB-DF, mas a advogada e aliados decidiram pela união com o grupo que comanda a Seccional
atualizado
Compartilhar notícia
A advogada Renata Amaral e aliados decidiram se unir a Paulo Maurício Braz Siqueira (à esquerda, na foto em destaque), conhecido como Poli, nas eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF).
Cofundadora da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero, Renata era uma das pré-candidatas a presidente da OAB-DF. No pleito de 2021, ela disputou o cargo e ficou em terceiro lugar.
Nas eleições de novembro de 2024, Renata vai assumir posição de destaque na chapa que deve ter Paulo Maurício como candidato a presidente da OAB-DF. A expectativa é que concorra a uma das três vagas do Conselho Federal.
O grupo liderado por Renata aprovou a união com os ex-adversários durante encontro realizado na noite dessa quarta-feira (31/7). A advogada, Paulo Maurício e o atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, se encontraram no início da tarde desta quinta-feira (1º/8) para selar o acordo.
“A história do nosso grupo político é construída sobre princípios inegociáveis, como a defesa das mulheres em espaços de poder e decisão e em torno de uma OAB altiva na defesa dos valores democráticos. Agora, sem abandonar esses princípios originários, unimos nossos grupos e direcionamos nossos esforços em defesa da autonomia e independência da nossa entidade e no cuidado com a advocacia de base”, afirmou Renata.
Paulo Maurício disse que está “honrado” em ter Renata Amaral ao lado dele na disputa, “trazendo experiência e dedicação para fortalecer nossa casa”.
“O que nos une é exatamente a conjugação das diversidades. Estamos juntos para defender a independência da advocacia e dos interesses da sociedade, sem partidos ou amarras, garantindo que cada colega de profissão tenha sua voz ouvida e respeitada. Nosso compromisso é o de seguir construindo a OAB-DF que reflita a pluralidade da nossa classe, dando oportunidades de trabalho e desenvolvimento para a jovem advocacia”, declarou o pré-candidato a presidente.
Délio disse que Renata e os advogados que a seguem desde 2018 “reforçam nosso compromisso de ampliar o debate acerca do papel fundamental da advocacia e da defesa da sociedade civil”.
“Acreditamos que juntos podemos construir uma OAB ainda mais forte, representativa e plural para enfrentar os desafios que nos são apresentados. Com ela, reforçamos nosso eterno compromisso com a necessária independência e altivez que devem nortear nosso trabalho. Sorte a nossa termos essa união para seguirmos no rumo certo”, enfatizou.