Eleições OAB-DF: ex-adversários declaram apoio a Everardo Gueiros
Eleições da OAB-DF vão ocorrer só em novembro próximo, mas movimentam os bastidores da advocacia brasiliense desde o início de 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O pré-candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) Everardo Gueiros (foto em destaque) recebeu o apoio de ex-integrantes de grupos adversários nesta semana.
Um dos novos aliados de Gueiros é Bernardo Barcellos, que atuou como presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal durante a primeira gestão do atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior.
A tendência é de que o grupo de Délio lance o atual secretário-geral da OAB-DF, Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli, para concorrer a presidente nas eleições de novembro deste ano.
Após declarar apoio a Gueiros, Barcellos afirmou que “a alternância sadia de poder é vital para a manutenção de uma representatividade democrática da classe, possibilitando que se implementem novas ideias e que sejam conquistados novos horizontes, trazendo engrandecimento para a advocacia”.
Quem também trocou de lado na corrida pela OAB-DF foi a presidente da Comissão das Mulheres da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Glaucia Souto. Ela agora está com Gueiros, mas antes apoiava Cleber Lopes, criminalista que também é provável postulante à Presidência da OAB-DF.
Glaucia apoia a representatividade feminina dentro da Ordem. “A defesa dos direitos das mulheres também passa, obrigatoriamente, pela defesa das advogadas”, enfatizou.
As eleições da OAB-DF vão ocorrer só no fim deste ano, mas movimentam os bastidores da advocacia brasiliense desde o início de 2024. Até o momento, há quatro pré-candidatos a presidente: Cleber Lopes, Everardo Gueiros, Paulo Maurício e Renata Amaral.